13/06/2019

Estudo Dirigido Sobre A Disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE  A DISCIPLINA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

 

                                                                                        SILVA, Rafael Roberto da.[1]

GOMES, Antonio[2]

 CARVALHO, Edione Teixeira de.[3]

 

RESUMO

Esta pesquisa teve como finalidade apresentar o estudo dirigido referente a disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade, a qual teve como objetivo geral  conhecer as abordagens dos tópicos disponibilizados na ementa da referida disciplina. Pois de  acordo com o objetivo central da disciplina de CTS é proporcionar ao aluno uma visão em relação à Ciência, Tecnologia e Sociedade, principalemente no Brasil, contribuindo para  uma formação tecnológica mais ampla, profunda e consciente. Ao final do trabalho pode-se considerar que os estudos referente aos temas propostos pode contribuir para a construção do conhecimento que subsidiará aos alunos tanto na formação acadêmica quanto profissional.

Palavras-chave: Informática; Ciência; Tecnologia; Sociedade.

The purpose of this research was to present the study directed towards the discipline of Science, Technology and Society, whose general objective was to know the approaches of the topics made available in the menu of said discipline. Because according to the central objective of the CTS discipline is to provide the student with a vision regarding Science, Technology and Society, mainly in Brazil, contributing to a broader, more profound and conscious technological formation. At the end of the study it can be considered that the studies referring to the proposed topics can contribute to the construction of the knowledge that will subsidize the students in both academic and professional training.

Keywords: Computer; Science; Science; Technology; Society.

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho de estudo dirigido referente à disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade, e tem como objetivo as abordagens dos tópicos disponibilizados na ementa da referida disciplina.

De acordo com o objetivo central da disciplina de CTS é “proporcionar ao aluno uma visão em relação à Ciência, Tecnologia e Sociedade, principalemente no Brasil, contribuindo para uma formação tecnológica mais ampla, profunda e consciente”.

No primeiro tórpico destaca-se uma breve introdução sobre a Sociologia enquanto ciência que tem como o objeto de estudo as ações humanas, ou seja as ações sociais que definem a vida dos seres humanos em sociedade.

 No tópico de Fundamentos da Sociedade enfatiza-se as explicações sobre a existência do homem na terra, assim como alguns questionamentos como: porque os seres humanos necessitam viver em sociedade? A partir de qual momento a humanidade passou a se organizar de forma socialmente? Como o modo de vida individual se relaciona com a vida social, e como de fato as ações sociais podem definir e interferir nas ações individuais das pessoas?

Sobre a informática, conceitos básicos, pontuamos que a informática é um suporte para a modernização em diversas áreas, sendo responsável pela tarefa de coletar, tratar e disseminar dados, sua matéria prima, gerando informação.

Sobre o tópico Informática no Brasil, iniciou-se no final dos anos 50, com a inserção no primeiro momento de computadores de grande porte e de expessura, dessa forma ocupava mais espaço.

E por último sobre a Ciência, a qual representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em certos princípios. Esta palavra deriva do latim scientia, sujo significado é "conhecimento" ou "saber".

A partir de então é pertinente destacar que o estudo em questão oportuniziou aprofundar o conhecimento diante dos tópicos abordados, tendo em vista que estamos num momento em que tanto a Ciência e a tecnologia se fazem presentes na vida em sociedade.

2. ABORDAGEM POR TÓPICOS

2.1. Introdução à Sociologia

Como várias outras disciplinas das ciências sociais aplicadas (economia, política, direito positivo, por exemplo), a sociologia nasce no contexto da revolução industrial na Europa ocidental, quando a reflexão sobre as organizações humanas, inclusive num sentido comparativo entre as sociedades civilizadas, começa a ser sistematizada pelos primeiros filósofos sociais, ou “ideólogos”, como foram chamados alguns deles, na passagem do Iluminismo para a sociedade capitalista, movimento, aliás, coincidente com a Revolução francesa (COVEZZI, 2008).

De acordo com Covezzi (2008) a palavra sociologia é um vocábulo composto da palavra latina “societas” a qual remete ao que significa sociedade, isso posto logos significa estudo, ciência.

Acrescenta a autora que o sentido etimológico da palavra significa estudo da sociedade ou uma ciência que estuda a sociedade. No entanto, não basta apenas o sentido etimológico para definir de fato o que essa ciência estuda.

De acordo com a mesma autora, essa é uma das questões que têm permeado toda a existência dessa ciência, isso porque não é somente a Sociologia que estuda a sociedade, como também a Ciência Política, a Antropologia, a Economia, a Psicologia Social entre outras que também estudam a sociedade.

Covezzi (2008) aponta que os primeiros pensadores que elaboraram as explicações sociológicas, foram Auguste Comte (1789-1857),  Èmile Durkheim (1858-1917) e  Max Weber (1864-1920), entre  outros que tiveram a preocupação em limitar e estabelecer o que de fato essa ciência estudaria, desse modo estes definiram em linhas gerais que a Sociologia é a “ciência que se dedica ao estudo da vida social de grupos e sociedades, cujo objeto de estudo são as ações humanas, ou seja, as ações sociais que definem a vida dos seres humanos em sociedade. 

Nessa perspectiva a Sociologia surge para dar respostas à nova sociedade que fora constituída com o passar do tempo, com vistas a buscar soluções para os problemas sociais, e assim surge em um momento histórico em que coincidentemente ocorria a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista (COVEZZI, 2008).

2.2 Fundamentos da sociedade

Desde os tempos mais remotos é que se questiona fatos que englobam a sociedade, segundo Covezzi (2008) a proposta de um conhecimento científico sobre a sociedade são datados pelos meados do século XIX, no entanto as explicações sobre as sociedades, suas origens e perspectivas não surgiram neste século.

Isso porque para o autor as explicações sobre a existência do homem na terra, assim como alguns questionamentos como: porque os seres humanos necessitam viver em sociedade? A partir de qual momento a humanidade passou a se organizar de forma socialmente? Como o modo de vida individual se relaciona com a vida social, e como de fato as ações sociais podem definir e interferir nas ações individuais das pessoas?

Conforme Covezzi (2008) dificilmente é possível de se obter uma resposta concreta sobre a origem da humanidade e quando de fato iniciou-se a organização social, no entanto os estudos do fundamentos da sociedade permitem realizar algumas reflexões sobre as sociedades, tanto no contexto atual, como os registros históricos, perpassando desde as pinturas ruprestres em cavernas, e em tempos atuais os registros tecnológicos.

Nas sociedades mais antigas, as explicações aparecem na forma de mitologias, teologias, cosmologias. Com a complexidade das sociedades, aparecem explicações que tomam forma de teorias sociais, políticas, culturais, muito antes do surgimento da Sociologia, que só emerge em meados do século XIX (COVEZZI, 2008, p. 12).

Covezzi (2008) acrescenta ainda que na antiguidade grega houveram as contribuições dos pensamentos dos clássicos: Sócrates (469-399 a.C), Platão (432-347 a. C), Aristóteles (384-322), entre outros  que incumbiram-se de pensarem de fato sobre a existência do homem e suas relações no mundo social, enfatizando nesse processo as questões políticas.

 Já no período medieval referenciou-se que Santo Agostinho (353-430 d. C), Santo Tomás de Aquino (1225-1274 d.C), cuja abordagem de caráter filosófico-teológico se pautara nas obras de Platão e Aristóteles que revisitadas no contexto contemporâneo para a elaboração de suas teorias sobre a sociedade.

Diante disso, ressalta-se que com o passar do período medieval, surge o movimento cultural denominado renascimento, o período histórico que sucede à Idade Média, com início em meados do século XIV até finais do século XVI, que muito contribui para a construção da moderna ciência Sociologia, que vai de fato consolidar na sociedade moderna.

2.3 Informática Conceitos Básicos

Não se pode negar que a informática é um suporte para a modernização em diversas áreas, sendo esta responsável pela tarefa de coletar, tratar e disseminar dados, sua matéria prima, e assim gerando informação (CASTRO, 2003).

 É possível perceber que nos dias atuais houve um aumento quantitativo quanto ao uso do computador, denotando assim uma sociedade informatizada, visto que estamos vivenciando a era da tecnologia, em que as informações chegam em tempo altamente veloz se comparado aos séculos passado.

De acordo com Kozak (2002), a informática básica pode ser considera como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Portanto, é preciso uma ferramenta adequada para viabilizar o trato das informações “o computador eletrônico.

Ainda de acordo com Kozak, este argumenta que:

O computador é uma máquina que permite o processamento dos dados, que orientados por um conjunto de instruções, cuja finalidade é a de produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana, cujo benefícios estão voltados para a grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; precisão no fornecimento das informações; próprio para execução de tarefas repetitivas; propicia a redução de custos em várias atividades (KOZAK, 2002, p. 5).

Diante do exposto se constata que os primeiros computadores foram desenvolvidos com o intuito de uso científico, objetivando a segurança do estado como defesa nacional e, posteriormente como exploração espacial.

Nesse sentido, a sociedade informatizada teve um aumento qualitativo e quantitativo na capacidade de armazenamento de informação. Aumento  esse  que está ligado à evolução nos estágios pelo potencial que a sociedade vem adquirindo pelo desenvolvimento tecnológico. Com isso kozak (2002) salienta que dos computadores tiveram quatro gerações sendo elas:

Primeira geração: Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, UNIVACI, IBM701.

Segunda geração: Com início nos fins dos anos 50, engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM1401. Começaram a surgir também as linguagens de programação alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964).

Terceira geração: Com início em meados da década de 60, compreende computadores constituídos de circuitos integrados. Escalas de integração: <SSI - Small Scale of Integration <MSI - Middle Scale of Integration. Exemplos: IBM /360 e IBM /370.

Quarta geração: Com início no princípio da década de 70, são os computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas: <LSI - Large Scale of Integration <VLSI - Very Large Scale of Integration. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores (KOZAK, 2002, p. 5).

Nesse sentido é pertinente apontar que os horizontes da informática são muito amplos. Informação e Comunicação formam binômio do maior poder na sociedade moderna e ao memso  tempo, ela permite possuir  informações que estaejam  ao alcance de todos, possibilitando leva  ao destino certo, fazer dela o melhor uso, eis no que reside, em essência, o sucesso dos empreendimentos das organizações.

Na mesma proporção,  surge também a Ciência da computação, a qual  preocupa-se com processamentos dos dados abrangendo a arquitetura das máquinas e as respectivas engenharias de software, isto é, sua programação.

  1. Informática no Brasil

É perceptível que a informática está presente na vida cotidiana nos diversos aspectos da vida dos seres humanos, e em diversos segmentos, instituições, repartições públicas ou privadas, assim como está inserida e utilizadas diariamente em nossos afazeres no dia a dia, tanto de forma individual, ou seja, na vida pessoal ou profissional, praticamente nos dias atuais tudo tem sido influenciado pela informática e pelas tecnologias.

A tecnologia tem e teve, em todas as sociedades, um papel substancial no domínio da natureza, no controle do ambiente e na resolução de problemas (ALBA, 2006). Reforça a autora que as tecnologias tornaram a vida das pessoas mais fácil e mais rica, no entanto além dessa perspectiva ligada ou vinculada à melhoria específica pois:

Não deixaram de se produzir fenômenos em virtude dos quais a tecnologia parece evoluir sem seguir uma pauta que a vincule, sem qualquer dúvida, à melhoria das condições de vida das pessoas. A tecnologia parece ter vida própria e evoluir conforme interesses que justificam mais em razões políticas e econômicas ou em interesses parciais do que na busca de soluções para problemas gerais. As tecnologias da informação e comunicação indicaram grandes e positivas mudanças nas formas de se comunicar, relacionar e viver em sociedade (ALBA, 2006, p. 131).

Porém é preciso mencionar que nem sempre esteve a disposição e acessível a todos, se retomarmos um pouco do processo histórico veremos que no inicio seu acesso era muito restrito a um determinado grupo de pessoas e ou sociedades, e com o processo de globalização o acesso a esse mecanismo comoeçou a ganhar espaço na esfera global.

A informática no Brasil se desenvolveu em duas etapas. A primeira em 1958 a 1975 caracterizada pela importação de tecnologia de países de capitalismo avançado, principalmente dos Estados Unidos.

De acordo com Ferrari (2013) a história da informática no Brasil iniciou-se no final dos anos 50, com a inserção no primeiro momento de computadores de porte grande e de expessura e dessa forma ocupava mais espaço.

E para sua manutenção e preocupação de vida longa, estes necessitavam ficar em lugares que fossem extremamente refrigerado, diga-se de passagem que face a essa situação somente repartições públicas, universidades e empresas de grande porte tinham a capacidade de disponibilizar instalações para essas máquinas, cuja utilidade era apenas para atividades básicas tais como: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Com o passar dos anos surgiram os computadores voltados às necessidades militares, que quebravam códigos de guerra e ajudavam em problemas de engenharia militar.

Conforme Ferrari (2013), no Brasil, o primeiro computador foi produzido apenas em 1972, pela USP – Universidade de São Paulo –, seguido pelo Projeto G-10, também da USP e em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, que buscava a criação de hardwares e softwares para a Marinha.

E por volta dos anos de 1979, houve a criação da Secretaria Especial de Informática (SEI), que é responsável pelo gerenciamento dos assuntos pertinentes à informática no país.

Em seguida foi lançado o primeiro computador totalmente produzido no Brasil, desde o projeto ao produto final: o Cobra 530. Esse computador alcançou o mercado em 1980 e foi visto pela primeira vez entre produtos de cama, mesa e banho nas lojas de departamento.

Outro fato importante destacado por Ferrari (2013) é que no ano de 1984 ocorreu um dos passos mais importantes para a informática no país, a Política Nacional de Informática, etapa que veio mudar o atraso tecnológico do Brasil frente a outros países e possibilitou um grande aumento na taxa de crescimento da informática nacional, cerca de 30% ao ano.

No entanto de acordo com o mesmo autor, depois da “abertura das fronteiras”, na época de governo de Fernando Collor de Mello, o Brasil começou a acompanhar as mudanças tecnológicas do setor, embora com atraso. Nos dias de hoje, o país já alcança uma posição muito semelhante aos países chamados “de primeiro mundo” nas questões de inovação e uso de tecnologias de informática pela população em geral.

  1. Ciência

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, sujo significado é "conhecimento" ou "saber".

Chibeni (2016) aponta em seus estudos que a visão comum de ciência se constitui a partir de uma crença generalizada de que o conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento (o do homem comum, por exemplo).

Com isso as ciências se consolida por meio das teorias, métodos, técnicas e  produtos. Sendo que tais fatores são fundamentais para a sua validação e considação pelo viez  de aprovação que são considerados crivos científicos.

Nesse sentido a  autoridade da ciência é evocada amplamente em vários setores, tais como indústrias, que  frequentemente rotulam de “científicos” processos por meio dos quais fabricam seus produtos, bem como os testes aos quais os submetem.  Ultimamente outras atividades variadas de pesquisas nascentes se auto-qualificam “científicas”, buscando afirmar-se como ciências sociais, ciência política, ciência agrária, etc (CHIBENI, 2016).

Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes, nos quais são elaboradas as suas teorias, baseadas nos seus próprios métodos científicos. Nesse aspecto, destaca-se que a ciência tem evoluído ao longo dos séculos, e Galileu Galilei (1564 a 1642)  é considerado o pai da ciência moderna. Nesse sentido, tal pensador desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência.

Para tanto, a ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia devido aos seus grandes avanços, os quais tem contribuído e interferidos sobremaneira na sociedade em geral. Com isso, seu progresso hoje em dia é evidente e os mesmos cada vez mais são alcançados, permitindo o desenvolvimento de novas tecnologias. Enfim, nessa contemporaneidade as novas tecnologias passam a ser indiscutíveis e insdipsensaveis ao desenvolvimento de todos os setores da sociedade (BETTEGA, 2010).

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Ao final do trabalho podemos considerar que o conhecimento referente aos temas propostos pode contribuir para a construção do conhecimento que poderá subsidiar na  formação dos  acadêmica e futuros  profissionais.

Dessa forma, acredita-se que a disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem muito a acrescentar, considerando que o objetivo central da disciplina de CTS é proporcionar ao aluno uma visão em relação à Ciência, Tecnologia e Sociedade, principalemente no Brasil, contribuindo para uma formação tecnológica mais ampla, profunda e consciente.

A partir de então é pertinente destacar que o estudo em questão oportuniziou aprofundar o conhecimento diante dos tópicos abordados, tendo em vista que estamos num momento em que tanto a Ciência quanto a tecnologia se fazem presentes e são fundamentais  para sociedade de forma em geral.

6. REFERÊNCIAS

ALBA C. Uma educação sem barreiras tecnológicas. TIC e educação inclusiva. In: Tecnologias para transformar a educação. SANCHO, J.M. (org.) Porto Alegre: Artmed, 2006.

BETTEGA, Mª Helena Silva. A educação continuada na era digital. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CASTRO, Velloso, Fernando. Informática : Conceitos Básicos / Fernando Castro Velloso. 6. ed. - . ed. Ver. E atual. – Rio de Janeiro : Campus, 2003.

CHIBENI, Silvio Seno. O que é Ciência? 2016. Disponível em: http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf.

COVEZZI , Marinete. Introdução à Sociologia. Cuiabá: EduFMT, 2008.

FERRARI, Carlos Gilberto Melchior Rodrigues Sansalone. O surgimento da informática e sua chegada ao Brasil. 2013. Disponível em:  https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/o- surgimento-da-informatica-e-sua-chegada-ao-brasil/47410

 

KOZAK, Dalton Vinicius. Princípios de Informática. Conceitos Básicos de Informática. Disponível em: Https://chasqueweb.ufrgs.br/~paul.fisher/apostilas/inform/Conceitos.Basicos.da.Informatica.

MORAES, M.C. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação – Nº 1 – 1997.

 

 

 

[1] Técnico em Agropequária na Área profissional de Recursos Naturais (IFMT/Cáceres-MT)

[2] Licenciado em Pedagogo (UNEMAT); Mestre em Ensino (UNIC/IFMT).

[3] Licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá; Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (Cuba).

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