Estudo identifica português falado e escrito no país
O Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, campus de São José do Rio Preto, criou no ano 2000 um Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF) que desenvolve pesquisas relacionadas a descrição do Português falado e escrito no Brasil.
O Grupo trabalha atualmente o projeto "O Português falado na região de São José do Rio Preto", e vem constituindo um banco de dados anotado para o seu estudo, sob a coordenação do professor Sebastião Carlos Leite Gonçalves. O levantamento tem como principal objetivo a realização de um censo lingüístico em sete cidades circunvizinhas do noroeste paulista: São José do Rio Preto, Bady Bassit, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Mirassol e Onda Verde.
Para a realização da investigação, o grupo coletará amostras de fala de um total de 152 informantes, separados por sexo, faixa etária, nível de escolaridade e renda escolar. O grupo pretende concluir o estudo em até dois anos, para depois começar a pesquisa em outros múnicipios.