19/09/2014

Estudo sobre cetáceos é publicado em revista eletrônica internacional

Trabalho apresenta dados inéditos de mamíferos aquáticos coletados por pesquisadoras do Instituto Mamirauá

 

O trabalho desenvolvido pela doutoranda Fernanda Menezes, com coautoria de Miriam Marmontel, pesquisadora do Instituto Mamirauá, foi publicado na revista eletrônica Science Now. O estudo trata sobre presença de baços acessórios em uma espécie de baleia e 13 de golfinhos, incluindo tucuxis coletados nas Reservas Mamirauá e Amanã.

Os dados mostram que 60,3% do total de cetáceos analisados apresentaram de um a 14 baços acessórios. Os números mais elevados foram encontrados em espécies de maior porte e que praticam mergulhos profundos.

Os pesquisadores suspeitam que esses baços 'extras', que fazem parte do sistema linfático dos animais, podem funcionar como um mecanismo adicional de adaptação para mergulhos profundos, funcionando como um reservatório complementar de sangue.

"Além da relevância científica, o trabalho demonstra a importância da colaboração interinstitucional, que viabilizou um conjunto de amostras de diferentes espécies de tamanhos diversos, habitando diferentes ambientes", disse Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá.

O Science Now é um espaço da revista Science para difundir a produção científica, apresentando artigos que normalmente só estão disponíveis em publicações segmentadas.

Sobre o Instituto Mamirauá

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI, cuja missão é promover pesquisa científica para a conservação da biodiversidade através de manejo participativo e sustentável dos recursos naturais na Amazônia.

Desde o início, o Instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 hectares. 

Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Instituto Mamirauá 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×