Estudos de passarelas com sistema autotensionado de bambus e cabos
Luís Eustáquio Moreira ; Thiago Faria Borges2; Priscilla Dutra Dias3
Universidade Federal Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil.
3Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil.
RESUMO
As pontes de pedestres ou passarelas têm uma sobrecarga relativamente alta em relação a coberturas leves, em que os elementos de separação ou vedação são membranas sintéticas ou de algodão, Moreira et al [2010]. Deste modo, os nós das estruturas reticuladas tornam-se mais solicitados e exigem tratamento especial devido às altas tensões locais induzidas no material das paredes do tubo. Neste caso, o sistema estrutural auto-tensionado torna-se de imediato uma solução adequada, visto que os bambus não são solicitados à tração, o que já é um facilitador para as conexões. Neste artigo, após a investigação de diferentes formas de distribuição e tamanho das barras, chegou-se ao modelo de um charuto ou um casulo, como a melhor solução, pois todas as barras são solicitadas, distribuindo melhor os esforços por toda a estrutura. Ligações por meio de nós de marinharia e design construtivo local para evitar escorregamento dos cabos são também apresentados. Trata-se de uma investigação de natureza transdisciplinar, que ao associar Experimentos de Design Estrutural e Construtivo à Análise Estrutural de Engenharia pelo programa MEF SAP 2000, juntamente a verificações de Estados Limites, vem demonstrar a exeqüibilidade do objeto, cuja organização espacial associada aos materiais e geometrias locais utilizados, resultaram numa passarela leve, de fácil execução e agradável aspecto estético. Este módulo, ao se alinhar em vários charutos consecutivos, está sendo estudado para a realização de caminhos suspensos para o Parque Nacional do Itatiaia, na Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras chave: passarela, bambus, cabos, análise, design