19/11/2019

Etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa chega ao último dia

Bianca Estrella, do Portal MEC

Concurso de produção de textos de estudantes de escolas públicas terá premiação nacional em 9 de dezembro

Todos os sotaques, culturas e opiniões estão reunidos na capital paulista para a etapa regional da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Nesta terça-feira, 19 de novembro, acontece o último dia das semifinais do concurso de produção de textos e documentários que reuniu mais de 170 mil alunos de escolas públicas de todo o Brasil.

Para a etapa regional, o concurso selecionou 173 alunos finalistas e 20 professores para um encontro de atividades culturais e informativas. A partir dessa reunião, serão selecionados os 28 finalistas que seguem para a etapa final da Olimpíada com premiação no dia 9 de dezembro.

O tema das produções deste ano é “O lugar onde vivo”. O objetivo é que os participantes estreitem os vínculos com sua comunidade para aprofundar seu conhecimento sobre a realidade local.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas do Brasil, que visa estimular o interesse pela leitura e escrita. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação, do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Escrevendo o futuro – A Olimpíada da Língua Portuguesa foi responsável pela trajetória de vida do professor Éricles da Silva Santos. Morador do município de Japaratuba — distante 54 km da cidade de Aracaju (SE) — Éricles participou pela primeira vez da Olimpíada em 2008, ainda como estudante. Sua participação, inspirou seu amor pela leitura e o incentivou a ingressar no curso de Letras.

Agora, na 6ª edição da Olimpíada, Éricles volta como professor. “Eu trago, em meu coração o desejo de modificar a vida de alguém através de um projeto como esse, de possibilitar que outros estudantes transformassem o seu olhar, assim como aconteceu comigo”, descreveu o jovem professor da cidade de Japaratuba.

MEC

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×