Evento apresenta programa Qualifica Mais para jovens de todo o Brasil
A apresentação de oportunidades ocorreu, ao vivo, pelo Tiktok, convidando o público para se inscrever no Qualifica Mais até o dia 11 de abril.
Com o tema educação profissional e mundo do trabalho, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, apresentou grandes oportunidades para mais de 22 mil jovens que participaram do evento Feirão das Oportunidades. A iniciativa da realização de talks e workshops, por meio de transmissão ao vivo pelo Tiktok, e da Um Milhão de Oportunidades (1mio) liderada pelo UNICEF Brasil. Além de tratar da inserção de jovens no mercado de trabalho, também foi assunto do evento o programa Qualifica Mais, que está ofertando mais de 6 mil vagas, em uma parceria entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia.
A Setec é responsável por formular as políticas de educação que possam fomentar e ampliar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de qualidade, agindo como uma facilitadora do processo. Com esse objetivo o MEC iniciou o projeto piloto de qualificação profissional voltado a empregabilidade dos alunos, que pretende inserir os profissionais formados no mundo do trabalho. “Temos expertise no que precisamos fazer, que é trazer o ensino de qualidade atendendo às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. A grande ideia do Qualifica Mais foi justamente envolver o Ministério da Economia para a realização do mapeamento dessa demanda por profissionais qualificados, para que o MEC viabilizasse esse conhecimento que será aproveitado pelas empresas do ramo”, explicou o secretário.
O programa está com 6.069 vagas abertas para os cursos de: Programador Web, Programador de Sistemas e Programador de Dispositivos Móveis. Para participar é necessário que os candidatos residam em uma das 11 cidades em que estão sendo ofertados os cursos, ou nas respectivas regiões metropolitanas, e que tenham concluído o ensino médio. Além disso, os interessados devem preencher uma trilha educacional disponível na página do programa: gov.br/qualificamais.
Este projeto, segundo o secretário, tem caráter bastante inovador, uma vez que pretende aumentar o engajamento dos estudantes para a conclusão dos cursos. Além disso, se apresenta como uma oportunidade para que muitos jovens sejam inseridos no mercado de trabalho. “Os currículos serão encaminhados para as empresas. Nós entendemos muito bem os desafios da juventude, sobre o que querem ser e o que querem fazer, e essa é uma grande oportunidade de altíssima qualidade. A equipe da Setec do MEC se comprometeu em localizar instituições que tivessem expertise nessa oferta, tanto conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação quanto na oferta de Educação a Distância”, ressaltou Wandemberg Venceslau.
Também com o objetivo de trazer dispositivos que possam auxiliar os jovens na escolha profissional, o secretário da Setec apresentou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). O documento orientador traz diversas informações sobre os 215 cursos ofertados em todo o país, para que os participantes do evento pudessem conhecer tanto as opções, como também, o perfil e a atuação dos profissionais em cada área. Para acessar o catálogo clique aqui.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC - 23.03.2021