20/11/2015

Evento internacional debate armazenamento da água da chuva no Semiárido

O fenômeno natural das chuvas e alternativas que minimizem a problemática das estiagens e suas consequências serão tema do 2º Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro (Wiasb).

 

O fenômeno natural das chuvas e alternativas que minimizem a problemática das estiagens e suas consequências socioambientais serão discutidos durante o 2º Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro (Wiasb), em Campina Grande. O evento ocorrerá de quarta-feira (25) a sexta (27), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

Com o tema "Água das chuvas: captação, armazenamento e distribuição", o 2º Wiasb foca na promoção de um fórum para debater possíveis soluções para a problemática da captação, armazenamento e distribuição da água. Três representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste (MCTI) participarão das atividades: o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros, o coordenador-geral da Representação Regional do Nordeste (ReNE), José Antonio Bertotti Junior, e o pesquisador da área de agrometeorologia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Marcelo Zeri.

Organizado pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (Uaca), o evento terá a participação de debatedores como o pesquisador Jacques Servain, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, na sigla em francês), da França; o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antônio Divino Moura; e o professor Huw David Taylor, da Universidade de Brighton, da Inglaterra.

As áreas temáticas da segunda edição do Wiasb compreendem: "Semiaridez da região: causas e consequências"; "A previsibilidade das chuvas do Semiárido; "Políticas públicas para promover a convivência com as secas"; "Preservação do meio ambiente no Semiárido"; "Transposição e integração de bacias hidrográficas"; e "Métodos e técnicas para captação das águas das chuvas".

A região e o contexto

O Semiárido brasileiro compreende a maior parte do território de oito estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, regiões com índices de desenvolvimento humano abaixo da média nacional e marcadas pelo déficit hídrico. Entre os anos de 2012 e 2013 o Semiárido nordestino sofreu a pior seca dos últimos 50 anos, conforme constatou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas especializada em monitorar eventos climáticos. 

 

Fonte: Wiasb e MCTI

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×