02/10/2014

Evento possibilita intercâmbio de bibliotecas de Brasil e EUA

Parceria discutiu a importância da biblioteca como uma infraestrutura informacional básica para a educação

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu a presidenta da Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês) Barbara Stripling, que coordenou a mesa-redonda "Bibliotecas mudam vidas". O evento foi promovido pelo Centro de Informação e Pesquisa da Embaixada dos Estados Unidos com o Ibict, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Universidade de Brasília (UnB).

Na apresentação, nesta segunda-feira (29), Barbara afirmou que o evento é muito importante para o estabelecimento de uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos no sentido de melhorar as bibliotecas dos dois países. "Temos muito que aprender um com o outro, e a ALA deve ser um instrumento na condução e na transformação das bibliotecas", comentou.

De acordo com a pesquisadora, a ideia é que os usuários possam experimentar e partilhar práticas inovadoras, melhorando as suas próprias capacidades de liderança. "Todas as discussões visam ao desenvolvimento de ações em prol da melhoria das bibliotecas no mundo", salientou. 

A diretora do Ibict, Cecília Leite Oliveira, explicou que a mesa-redonda celebra a parceria que o instituto e a UnB têm com a ALA. "A associação tem um acervo fantástico e uma experiência ímpar no que diz respeito ao mundo bibliotecário. Estamos desenvolvendo um projeto com a UnB que discute a importância da biblioteca como uma infraestrutura informacional para a educação. A ALA está disposta a nos ajudar no projeto, abrindo possibilidades de futuras parcerias", disse.

Para a diretora da Faculdade de Ciências da Informação da UnB, Elmira Simeão, o evento é um marco na reunião dos esforços entre Ibict, UnB e ALA. Segundo ela, a instituição norte-americana é uma associação internacional de referência na área de biblioteconomia que trabalha valorizando o espaço e a integração da biblioteca, principalmente no contexto das instituições de ensino.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação   

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×