22/01/2021

Exame dá acesso a diploma de ensino fundamental e médio

Participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada

OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 no dia 25 de abril. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro. O exame será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. Mas, afinal, o que é o Encceja? Quais os objetivos da avaliação? Quem pode participar?

A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Vale ressaltar que os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos para tentar o certificado do ensino fundamental e 18 anos para buscar a certificação do ensino médio. No caso dos maiores de 18, o exame dá a possibilidade de obter o diploma do ensino médio, mesmo sem o inscrito ter concluído o fundamental. Por meio do Encceja, esses participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação para as duas etapas educacionais. Além de possibilitar que os estudantes sejam certificados e sigam adiante em suas trajetórias educacionais, o Encceja oferece parâmetros para autoavaliação, que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho. 

O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação, assim como institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Entre outras finalidades, o Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o exame serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. 

Inscrições – As inscrições para o Encceja 2020 estão abertas. O Inep prorrogou o prazo que, inicialmente, iria até esta sexta-feira, 22 de janeiro. Com isso, os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 25 de janeiro, pelo sistema do exame. Vale destacar que, após realizar a inscrição, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. O procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. 

Justificativa de ausência – Entre 14 e 20 de dezembro de 2020, os interessados em realizar o exame puderam justificar as ausências na edição de 2019. A justificativa era obrigatória para os participantes que não fizeram as provas de todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam fazer o Encceja 2020. Pessoas que não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada deverão pagar uma taxa de R$ 40 até o dia 27 de janeiro. O boleto pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente após o pagamento da taxa. Quem cumpriu os requisitos exigidos no edital e teve a justificativa aprovada não precisa pagar taxa.

Encceja – O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

Acesse o Sistema Encceja

Confira o Edital do Encceja 2020

Saiba mais sobre o Encceja

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×