28/11/2014

Exposição ao mundo virtual: Quando pode se tornar um problema.

Exposição ao mundo virtual: Quando pode se tornar um problema.

Eva Maria Silva Oliveira e Carla Borges Montalvan

 

RESUMO

as pessoas viciadas nos eletrônicos,  atuam  como uma espécie de anestésico, uma forma de camuflar  questões importantes da vida pessoal, como um conflito em família, problemas na escola, ou no trabalho.

 

Com a chegada da internet ao acesso público, por volta de 1995, muita coisa mudou e tem mudado tanto de forma negativa quanto positiva. Hoje em dia é possível se conectar com as mais diversas e incontáveis informações, é possível conhecer e se comunicar com pessoas do outro lado do mundo, mas também é possível se tornar dependente de tal tecnologia de forma que possa até mesmo prejudicar sua vida pessoal e inclusive profissional.

O poder da internet alcançou patamares globais, atualmente em muitos países ao redor do mundo como no caso do Japão que apresenta mais de 456.238.464 (quatrocentos e cinquenta e seis milhões, duzentos e trinto e oito mil, quatrocentos e sessenta e quatro) usuários da ferramenta, é mais comum encontrar uma pessoa sem TV ou rádio do que sem acesso à internet. Em decorrência desse vasto alcance a internet passou a fazer parte do nosso cotidiano. A encantadora possibilidade de viver e conviver em espaços virtuais acabou acendendo uma janela para pessoas que hoje em dia preferem viver dentro desses espaços, abrindo mão da boa e velha convivência social.

Recentemente uma pesquisa feita pelo Hospital das Clinicas de São Paulo apontou para o dado alarmante de que oito milhões de brasileiros são viciados em internet, o público de risco para esse tipo de dependência se concentra entre os mais jovens, talvez pelo fato de estar em uma fase de conflitos e pressões sociais a internet possa parecer um ambiente mais confortável. Ali alguns compartilham informações de seu cotidiano de forma exagerada perdendo sua privacidade sem notar, outros preferem viver uma realidade imaginária utilizando do “anonimato” para ser quem realmente gostariam de ser.

É preciso que os pais se atentem mais à essa exposição assim como a dependência que a internet pode causar, mudando e piorando muitas vezes o comportamento. Adolescentes são muito vulneráveis e tal dependência pode, segundo pesquisas cientificas, levar desde a instabilidade emocional à depressão. Já se foi o tempo em que a internet era um ambiente livre e democrático, sem julgamentos e padrões e livre dos perigos do mundo real; Os pais eram ao pensar que apesar do filho passar o dia todo concentrado no computador ou celular ele está mais seguro que poderia estar na rua, o mundo pode sim oferecer seus riscos mas uma criança ou jovem bem educado e instruído, sabe se manter integro apesar do que vê à sua volta, tudo depende da forma como essa educação é conduzida.

Preparar um jovem para a vida não está em ditar inúmeras regras e obrigá-lo a seguir e sim em ensina-lo a pensar por si mesmo, sabendo sempre quais são seus princípios e ensinando-o a se portar diante de desventuras (baixa autoestima, bullying, drogas, etc). É necessário resgatar o valor da convivência cotidiana, fazer entender a importância de interagir e aprender tanto com as pessoas reais quanto com o mundo à nossa volta. Nenhuma informação disponível na internet, nenhuma sala de bate-papo pode substituir o calor humano. É claro que a internet é muito útil e até mesmo necessária nos dias de hoje, mas é preciso ensinar o limite entre utilidade e dependência. A diferença primordial entre uma pessoa ‘sem rosto’ que concorda com tudo que você diz e te passa uma segurança momentânea e um bom amigo que pode discutir contigo aspectos da vida real.

 

REFERÊNCIAS:

Hospital das clinicas – pesquisa-globo.com/globocienciasnotícias/2013.

SAÚDE ESTADÃO .com.br. O risco do excesso de exposição ao mundo virtual.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×