25/08/2010

Exposição retrata vida de comunidade costeira

Mostra fotográfica inicia na segunda-feira, 30, na Alesc, em Florianópolis
 
Florianópolis/SC – O resgate da história oral, por meio de fotografias, da comunidade tradicional da reserva extrativista marinha de Pirajubaé e  entorno, em Florianópolis, é o tema de mostra fotográfica que será aberta na segunda-feira, 30, às 19h30min, na Espaço Cultural Jerônimo Coelho, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A visitação pode ser feita até o dia 3 de setembro, das 8 às 19 horas.
 
A exposição, organizada pelo curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Força Ambiental de Santa Catarina, retrata uma comunidade que vive e se mantém na cultura e tradição da pesca. "Buscamos contribuir para o fortalecimento do sentido de pertencimento, daquela comunidade, dando a ela um rosto que pode ser reconhecido e conhecido por todos os setores da sociedade. Ela serve como registro da existência de uma comunidade tradicional na região, fato negado por órgãos e autoridades", pontua Helia Farías Espinoza, curadora da mostra.
 
Ela conta que o trabalho da Univali com a comunidade da região iniciou em 2000, por meio do Laboratório de Ecologia da Vegetação Costeira, realizando levantamentos e estudos a respeito do Manguezal do Rio Tavares, próximo a Costeira de Pirajubaé. O trabalho foi ampliado em 2009, com o apoio do Laboratório de Educação Ambiental da Univali que desenvolve, no local, programa de Educação Ambiental para o fortalecimento da participação das comunidades afetadas pelo empreendimento, na gestão ambiental e conservação do patrimônio natural e cultural da região.
 
Todas as ações realizadas na região buscam a união da comunidade para a construção de projeto de desenvolvimento sustentável e a criação de conselho deliberativo para a Reserva Extrativista Marina de Pirajubaé (Resex), criada por decreto presidencial em 1992, e que ainda não possui plano de manejo.
 
Mais informações: (47) 3341-7541, ramal 8024, com Helia Farías Espinoza, no Lab. Ecologia da Vegetação Costeira.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×