21/04/2005

Falta de transporte deixa 23 mil estudantes sem acesso à escola

Cerca de 23 mil estudantes podem estar fora da escola por não ter como chegar até ela. Este é um dos principais dados da pesquisa sobre transporte escolar, divulgado ontem pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, durante o seminário, em Brasília.

O custo médio por aluno no transporte escolar, para o governo federal, é de R$ 56,59. O levantamento, realizado em novembro de 2003 em 218 municípios de 19 estados, aponta a dificuldade do transporte escolar como uma das principais causas da evasão escolar.

Os estudantes da região Nordeste são os que mais sofrem com a situação — 55,34% dos que não freqüentam o colégio por não terem transporte estão naquela região. No Sudeste, o índice é de 1,02%. No Sul, de 7,54%.

Os municípios são os grandes transportadores, financiadores e usuários do transporte escolar. A maioria dos estudantes é transportada por redes municipais de ensino (76,63%). A rede estadual atende 21,40%; a federal, 0,52%. As escolas privadas, 1,45%.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×