16/04/2014

Fiocruz publicará revista com relatos de técnicos em saúde

Técnicos podem enviar relatos e experiências profissionais para a elaboração do conteúdo. Objetivo é valorizar a profissão   

 

A Fundação Oswaldo Cruz está selecionando relatos e experiências detécnicos em saúde para duas edições especiais (setembro e dezembro)  da revista Rets. Todas as experiências são fundamentais para ampliar a reflexão sobre numerosas questões referentes à formação desses trabalhadores que, apesar de exercerem um papel relevante nos sistemas nacionais de saúde, nem sempre têm sua importância reconhecida.

Serão selecionados para publicação relatos de experiências ocorridas a partir de 2010 e submetidos até 30 de junho. No processo de seleção, será dada preferência às experiências realizadas no âmbito das instituições que integram a Rets, a Rets-CPLP e a Rets-Unasul.

Os relatos devem ser enviados em documento do word, para o e-mailrets@fiocruz.br e podem estar em português, inglês ou espanhol.

A publicação será feita no formato jornalístico. Sendo assim, os textos selecionados passarão por um processo de edição, cujo objetivo é adequar o material ao espaço disponível e à linguagem jornalística. No processo de adequação, os autores do texto serão contactados sempre que houver necessidade.

Todas as experiências relatadas e que atendam o objetivo desta chamada, inclusive as que não forem publicadas na revista impressa por questões de espaço, poderão ser publicadas no website da Rets, a fim de ampliar o alcance da proposta e da iniciativa.

Os relatos não devem ultrapassar o número de 20 mil caracteres (com espaço) e devem incluir os seguintes elementos:

Os objetivos e a justificativa da experiência;

As bases teóricas necessárias e utilizadas para dar fundamentação ao assunto;

E a descrição das atividades realizadas, a metodologia (material, método) e os resultados.

As imagens que acompanham o texto (fotos, gráficos, tabelas etc) devem estar em alta resolução (igual ou superior a 300dpi), a fim de permitir uma impressão de qualidade. Todas as imagens devem vir acompanhadas de legendas explicativas e dos devidos créditos individuais ou institucionais. Os relatos devem vir acompanhados dos dados completos dos autores – nome, breve currículo, telefone e e-mail de contato, instituição, cargo na instituição e função no âmbito da experiência – os quais serão responsáveis pela legitimidade das informações constantes no texto. Sempre que for possível, devem ser enviados materiais/documentos complementares à experiência relatada (folders, links para materiais ou notícias sobre a experiência, materiais didáticos etc).

Todos os atores citados nominalmente ou que deem depoimentos no relato de experiência devem ser devidamente identificados (nome, função, cargo etc).

Fonte:  Agência Fiocruz

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×