20/09/2021

Foco na carreira: 10 dicas para conciliar trabalho e universidade

Foco-na-carreira-conciliar-trabalho-e-universidade

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, conseguir construir uma carreira profissional de destaque demanda muito esforço e estudo. Dessa forma, milhares de jovens buscam se capacitar ainda cursando a graduação, seja por meio de estágios ou outras ofertas de trabalho. 

Apesar de ser uma grande experiência de vida e uma chance para amadurecer e encarar outras batalhas, saber como conciliar trabalho e estudo é um desafio constante. Pensando nisso, separamos 10 dicas para você tirar o melhor proveito das oportunidades. Acompanhe. 

 

10 dicas para ter uma carreira profissional sem abandonar os estudos

O foco na carreira vem sendo algo cada vez mais almejado pelos jovens, porém, com a competitividade cada vez maior, essa atenção requer mais estudos e dedicação na universidade além do trabalho. 

Veja como conciliar trabalho e estudo sem se sobrecarregar.

 

1 - Estabeleça uma rotina 

Se você está embarcando para uma jornada dupla de segunda a sexta (e muitas vezes também aos sábados), deve começar a planejar uma rotina. 

Essa é a primeira estratégia para você ter um controle melhor do dia e não deixar de realizar outras tarefas que vão te auxiliar a obter o sucesso, como realizar atividades físicas e comer mais saudável. 

Além disso, ao estabelecer uma rotina, você também um horário para dormir e acordar, isso faz com que o seu organismo mantenha a saúde e também a disposição necessária para encarar o trabalho e os estudos. 

Defina horários para acordar/dormir, comer, para trajeto entre casa/trabalho/curso e horas livres para descanso. Dessa forma você consegue trabalhar 8 horas e fazer faculdade sem que isso impacte na sua saúde a longo prazo.
 

2 - Crie prioridades

Uma rotina muito corrida para formar uma carreira profissional também gera dificuldade de conciliar trabalho e estudo. Para se ter sucesso, é preciso que você tenha atenção no que deve ser prioridade no momento. 

Isso significa que vai ser necessário realiza alguns sacrifícios, como, por exemplo, não passar tantas horas no celular ou não ficar até muito tarde em uma comemoração. 

Essas prioridades também podem surgir entre as demandas de estudo e trabalho, sendo sempre preferível dar atenção aos prazos que vencem primeiro para que você não se enrole e nem leve trabalho para casa. 

 

3 - Priorize também suas necessidades básicas 

Não é apenas demandas de trabalho, estudo e cortes no lazer que você deve fazer para conseguir ter uma jornada dupla de sucesso, a atenção na saúde deve fazer parte do grupo. 

Isso significa que você precisa estar sempre muito bem hidratado, especialmente em dias mais quentes, e não se esqueça de comer.

 

4 - Mantenha uma relação cordial com seus superiores

É comum que tenhamos um certo medo para iniciar um relacionamento interpessoal com o chefe ou o professor de uma disciplina. Entretanto, estabelecer essa relação é importante para que os imprevistos sejam bem recebidos. 

Por exemplo, se você precisa faltar ou sair mais cedo do trabalho por conta de uma prova, ou um trabalho acadêmico mais pesado, seu chefe precisa entender e encarar aquilo como algo positivo para a sua produtividade e permanência na empresa. 

 

5 - Elabore pequenas metas

Todos nós temos metas e objetivos a longo prazo para a carreira profissional, entretanto, ter metas a curto prazo também é um importante motor de produtividade para a nossa rotina. 

Realizar um trabalho focado em uma conquista mais próxima, faz com que você esteja no ápice da disposição e consiga se dedicar 100% para a atividade. Dessa forma, você também consegue criar habilidades específicas para determinados trabalhos. 

 

6 - Pratique disciplina 

Para quem quer crescer na carreira, a disciplina é um dos ingredientes mais fundamentais do processo. É preciso se manter focado para não desistir dos estudos e utilizar o conhecimento teórico também nas práticas do trabalho. 

Sendo assim, por mais que existam distrações, é importante sempre manter o meio termo e estar sempre praticando o foco diariamente. 

Espere para descansar e se distrair apenas nos horários planejados para isso.  
 

7 - Abra mão de algumas atividades

Infelizmente não podemos abraçar o mundo com as mãos, logo, isso significa que você terá que cortar algumas atividades de lazer que você gostava de realizar para poder continuar com o foco na carreira profissional. 

Embora essa dinâmica seja complicada no começo, os resultados a médio e longo prazo farão com que você sinta os benefícios do sacrifício. 

 

8 - Saiba pedir ajuda

Quem está começando a trilhar o caminho profissional nem sempre vai acertar com as demandas e pode até mesmo se sobrecarregar de tarefas por querer mostrar seu grande desempenho. 

Caso ocorra, não tenha vergonha de pedir ajuda aos amigos, familiares e até mesmo para o chefe da empresa. 

 

9 - Use e abuse da tecnologia 

Atualmente, é possível acesso à livros, estudos, pesquisas, artigos e tudo mais na palma da mão. Poder carregar seus livros em um pequeno tablet ou ainda na biblioteca do celular faz toda a diferença durante os trajetos entre casa/trabalho/universidade. 

Dessa maneira, você coloca as leituras em dia e não fica atrasado em matérias, tampouco nas dinâmicas e modificações que podem se tornar tendência no ambiente de trabalho. 

 

10 - Tenha curiosidade

Algumas pessoas mais tímidas deixam de realizar perguntas importantes por medo da interação ou por sentirem que suas dúvidas são muito bobas. Essa atitude afasta você de conseguir construir uma carreira profissional com grande protagonismo. 

Portanto, mesmo que a sua dúvida possa ser algo banal, tenha curiosidade de saber mais a respeito. Ela pode se tornar uma habilidade importante para você ganhar uma promoção no futuro ou saber responder uma questão em uma prova mais complicada. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×