FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: IMPACTOS E REFLEXOS NA RELAÇÃO TEÓRICA PRÁTICA NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO VERDE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: IMPACTOS E REFLEXOS NA RELAÇÃO TEÓRICA PRÁTICA NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO VERDE
Simoni Pereira Borges[i]
Edione Teixeira de Carvalho[ii]
RESUMO
Em meio às discussões sobre a formação continuada e a relação teoria prática, a temática torna relevante para o campo de pesquisa, pois a partir das análises sobre a alfabetização do Município, percebe-se que é necessário investigar o que acontece com a formação continuada e se há impactos na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Considerando esses aspectos, esta proposta de investigação científica aponta as escolas municipais de Campo Verde para realização do estudo com o objetivo de compreender os impactos e reflexos da formação continuada do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - na relação teoria prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde. O PNIC, foi considerado como campo de pesquisa tendo em vista que é o único programa de formação continuada vigente na rede municipal de ensino. E a partir dele foi levantada a problemática indagando se há contribuições da formação continuada do Programa para a relação teoria prática dos professores alfabetizados e se esta formação tem contribuído com a aprendizagem das crianças na alfabetização. Para realizar essa investigação científica propõe-se um estudo com metodologia mista, visando analisar os dados qualitativos apontados nas respostas dos professores e posteriormente realizar uma análise quantitativa, utilizando a compilação dos dados em gráficos, demonstrando o que acontece em locus da escola, universo da pesquisa, e como pensam os professores sobre a formação continuada e a relação dessa formação com suas práticas. A proposta é aplicar um questionário semiestruturado e selecionar 15 professores participantes da formação. O critério de inclusão dos professores no estudo científico é estar devidamente matriculado no curso nos últimos 04 anos; depois de identificados quem serão os participantes do Programa, aleatoriamente, serão convidados 15 professores para responderem os questionários. O resultado do estudo científico pretende oferecer suporte para a Secretaria Municipal de Educação e para os professores na identificação das fragilidades e potencialidades da formação continuada e as contribuições com a prática e a aprendizagem.
Palavras Chave: Professores, prática pedagógica, aprendizagem, formação continuada.
ABSTRACT
In the midst of the discussions about continuing education and the relation of practical theory, the theme makes it relevant to the field of research, because from the analyzes about the literacy of the Municipality, it is necessary to investigate what happens with the continuous formation and whether there are impacts on the classroom and student learning. Considering these aspects, this proposal of scientific research points to the municipal schools of Campo Verde to carry out the study in order to understand the impacts and reflexes of the continuing education of the National Literacy Program in the Right Age - PNAIC - in the relation between the practical theory of literacy teachers of the Municipal Network of Teaching of Green Field. The PNIC was considered as a research field because it is the only ongoing training program in the municipal education network. And from it was raised the problem by asking if there are contributions of the continued formation of the Program to the relationship theory of literate teachers and if this training has contributed to the learning of children in literacy. In order to carry out this scientific investigation, a study with mixed methodology is proposed, aiming to analyze the qualitative data pointed out in the teachers' answers and later to carry out a quantitative analysis, using the compilation of the data in graphs, demonstrating what happens in the school locus, universe of the research, and how teachers think about continuing education and the relationship between this training and its practices. The proposal is to apply a semi-structured questionnaire and select 15 teachers participating in the training. The criterion of inclusion of the teachers in the scientific study is to be properly enrolled in the course in the last 04 years; After identifying who will be the participants of the Program, at random, 15 teachers will be invited to answer the questionnaires. The result of the scientific study intends to offer support to the Municipal Department of Education and for the teachers in the identification of the weaknesses and potentialities of the continuous formation and the contributions with the practice and the learning.
Keywords: Teachers, pedagogical practice, learning, continuing education.
INTRODUÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, em convênio com o Ministério da Educação e parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, desenvolveu formação continuada no Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos anos de 2013 a 2017. O programa PNAIC é estruturado para atender e tematizar as questões da alfabetização, compreendendo os três primeiros anos do Ensino Fundamental I, com estudos centrados nas questões de fundamentação teórica e metodológica acerca da alfabetização. Este programa atendeu em Campo Verde 59 professores alfabetizadores da Rede Municipal, os quais, participaram assiduamente da formação continuada durante os 05 anos de sua realização atuando em classes de alfabetização, as quais propiciavam a relação teoria prática, conforme propõe as políticas do programa. Sendo assim, o PNAIC se legitima com o objetivo de oportunizar uma reflexão teórica prática para os professores a fim de garantir melhoria na ação docente e nos resultados da alfabetização do Município.
O contato com o Programa e o desempenho da função de Coordenadora de Projetos e Programas Educacionais dentro da Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, possibilitou a constatação e observação de que o Município não tem conseguido aumentar os índices de aprendizagem na alfabetização, que segundo dados oficiais, soma um total de 28% de aproveitamento negativo, ou seja, índice alto se for considerada a quantidade de crianças de 1º ao 3º ano do ensino fundamental que não se apropriaram legitimamente da compreensão do sistema de escrita. Essa questão fomentou e despertou o interesse em observar a relação teoria e prática dos professores que participavam da formação, assim como, ouvir as muitas críticas atribuídas às formações continuadas do Programa e à prática da Secretaria.
Este contexto é uma problemática que aguçou o interesse em pesquisar sobre a questão, aspirando alcançar o objetivo de compreender os impactos e reflexos da formação continuada do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - na relação teoria prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde. Dessa forma, propõe-se um estudo científico com 15 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campo Verde, onde será realizado um estudo com metodologia mista, aplicando questionário semiestruturado a fim de compreender se há contribuição do Programa para a prática do professor em sala de aula.
Através desta investigação pretende-se conhecer o grau de aceitação e contribuição do programa para a efetivação de uma prática pedagógica eficiente, capaz de contribuir com a formação efetiva do professor e sua mudança de prática na sala de aula, melhorando a aprendizagem das crianças.
Como resultado desta investigação, deseja-se oferecer suporte para a Secretaria Municipal de Educação e para os professores a fim de identificarem as fragilidades e potencialidades da formação para a construção de uma educação mais significativa.
PROBLEMA DE PESQUISA
Há contribuições da formação continuada do PNAIC para a relação teoria prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Compreender os impactos e reflexos da formação continuada do PNAIC na relação teoria prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde.
Objetivos Específicos
Analisar o processo de formação continuada proposto aos professores alfabetizadores através do PNAIC;
Reconhecer as concepções, aceitação e impactos da formação na relação teoria prática em sala de aula;
Relacionar os impactos e reflexos da formação continuada com o fortalecimento da prática dos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem realizado em sala com os alunos;
Discutir a importância da formação continuada para o fortalecimento da prática profissional do professor.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento desta pesquisa e buscando responder às questões levantadas inicialmente, adotamos a abordagem metodológica mista, com enfoque qualitativo e quantitativo.
A metodologia qualitativa esta focada na pesquisa por se tratar de analises descritivas, flexíveis e apresentar um caráter socializador, além de buscar realizar uma síntese do pesquisador e do grupo pesquisado (ANDRÉ 1995). Utilizamos, ainda, o suporte metodológico de Bogdan e Biklen (1994), para o desenvolvimento da investigação qualitativa em educação, pois de acordo com os autores:
Os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber “aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam as suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social e que vivem (Psatas, 1973)”. Os investigadores qualitativos estabelecem estratégias e procedimentos que lhes permitam tomar em consideração as experiências do ponto de vista do informador (p.51).
O conhecimento adquirido vem marcado pelos sinais de seu tempo, comprometido com a realidade histórica e não com uma verdade absoluta. A pesquisa qualitativa pode ser entendida como uma possibilidade de transformação da maneira de ser e de se pesquisar em ciências humanas, pois possibilita um trabalho mais reflexivo e interativo do processo.
Ainda em Bogdan e Biklen (1994) vemos o trabalho da pesquisa qualitativa expressada da seguinte forma quando mostrada suas características:
A investigação qualitativa é descritiva [...] Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos.[...] Os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva.[...] O significado é de importância vital na abordagem qualitativa (p.48-50).
Desse modo, a pesquisa qualitativa valoriza o diálogo entre pesquisador e pesquisado, ressaltando as entrevistas a partir de questionários ou em gravação, aproximando desta forma mais ainda o pesquisador da realidade pesquisada.
Segundo Ludke e André (1986), a pesquisa qualitativa propõe um contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, e ainda segundo esses autores, o estudo de cunho qualitativo deve considerar o trivial, aquilo que todos os envolvidos consideram comum, mas que se opõe como parte essencial na complexidade do cotidiano. A pesquisa qualitativa tem a preocupação em retratar a perspectiva dos sujeitos participantes da pesquisa, pois este é o tipo de investigação que coloca o pesquisador em posição de compreensão dos significados que se revelam no trajeto da pesquisa.
Assim, por meio desse enfoque investigativo, procura-se observar as interações que ocorrem no processo de formação continuada de professores, observando os impactos e reflexos na relação teórica prática nas salas de alfabetização, focalizando a constituição de sentidos no trabalho concreto em sala de aula. Para isso é adotado durante as pesquisas uma postura aberta e flexível, a fim de estabelecer novas relações a partir das interações dialógicas entre sujeitos e práticas construídas ao longo desta pesquisa. Considerando essa perspectiva metodológica, será descrito o processo de caracterização e delimitação do campo da pesquisa, bem como as técnicas utilizadas para a coleta dos dados.
Os aspectos quantitativos da pesquisa são necessários e evidentes para levantar os dados pesquisados, considerando as características, experiências e práticas dos professores expressas durante os questionamentos, onde será utilizada de uma amostra quantitativa desses dados.
Para a realização dessa investigação será utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, constando 11 questões. Este documento será aplicado para 15 professores participantes do curso de formação de alfabetizadores - PNAIC, visando interagir e coletar elementos de discussão e identificação do problema proposto.
RESULTADOS ESPERADOS
A partir dos estudos propostos nesta investigação científica pretende-se alcançar os benefícios propostos no projeto de pesquisa, identificar as fragilidades e potencialidades da formação para a construção de uma educação mais significativa e oferecer suporte para a Secretaria Municipal de Educação na gestão da formação continuada.
Com os resultados em mãos espera-se realizar uma análise qualitativa, com a finalidade de identificar a relação teoria prática a partir dos estudos do PNAIC, assim como, realizar um demonstrativo quantitativo, expresso em gráficos e porcentagens, demonstrando quem são esses professores, como percebem, interagem e atuam neste processo.
A partir dos resultados dessa proposta, espera-se oportunizar um suporte para análises e reflexões a todos os envolvidos no processo, vislumbrando e fortalecendo assim a formação continuada no espaço das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando a relevância e a contribuição desta investigação para o fortalecimento de práticas pedagógicas significativas e transformadoras, vislumbra-se com este trabalho um grande impacto para a comunidade educacional de Campo Verde, visto que esta vem discutindo os problemas de alfabetização e projetando a possibilidade de um novo olhar sobre a Formação Continuada na rede e sobretudo nas politicas do PNAIC no Município. Fortalecer ações e intervenções que contribuam para um processo de formação continuada que, efetivamente contribua para um cenário positivo na educação, bem como fomentar uma cultura de formação continuada de qualidade e aceitabilidade pelos pares da educação municipal justifica a relevância deste trabalho e sua contribuição para um contexto que tantos sonham no que se refere a uma educação mais humana, justa e igualitária.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAUER. Martin W., GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
MINAYO. M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitative em saúde. São Paulo: Hecitec, 2007.
NOVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa. 2002.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artemed, 2002.
TARDIF, Maurice. O ofício de professor – história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
QEDU, Fundação Lemann.; Mais que dados educacionais. Disponível em: <http://www.campoverde.mt.gov.br/TempodeCrescer/qualidade-de-vida/>. Acesso em 27 de Julho de 2017 as 20:05 h.