02/03/2015

Forpibid realiza primeira reunião do diretório nacional na Capes

Capes

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid) realizou nesta semana, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, a primeira reunião de seu diretório nacional. O objetivo do grupo é se estabelecer como uma entidade de caráter permanente para atuar como interlocutor entre os projetos Pibid, a Capes, secretarias de educação e demais órgãos e instituições.

"O Forpibid se constitui como instância política de defesa do programa. A articulação visa a universalização do Pibid como experiência de formação de professores", afirma a presidente do Fórum, Alessandra Santos de Assis, coordenadora da Universidade Federal da Bahia.

Segundo Alessandra, o grupo se constitui como uma rede de representatividade efetiva de todas as instâncias que compõem o Pibid. "O Forpibid tem uma estrutura que quer priorizar uma construção democrática da formação da política do programa. A representatividade começa por baixo, na comissão interna de acompanhamento, até chegar ao diretório nacional. Assim, conseguimos um diálogo frequente com as bases do programa e atender as necessidades específicas de cada estado", enfatiza.

Atualmente, o grupo é formado por 312 coordenadores, de todas as regiões do país. O encontro serviu para montar o plano de ação para os próximos dois anos, que contempla a organização de encontros regionais do Pibid em outubro, novembro e dezembro desse ano e do 6º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) em 2016. O fórum foi criado durante o 5º Enalic, realizado em dezembro do ano passado, em Natal.

Continuidade e expansão
Durante a reunião, o grupo entregou ao presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, a Carta de Natal, assinada pelos coordenadores institucionais do Pibid, que solicita a continuidade e expansão das políticas de formação de professores. "Nosso foco é que o Pibid se constitua como uma política pública de Estado, não apenas um programa de governo", explica a coordenadora Silvia Contaldo, professora da PUC-Minas.

Para a coordenadora, a importância do Pibid está na associação entre diferentes níveis de ensino. "O programa aproxima, na prática, a universidade e escola pública. Trata-se de um exercício cotidiano de integração entre educação básica e ensino superior", afirma.

De acordo com a professora, a iniciação a docência permite uma integração orgânica entre formação inicial e formação continuada. "O Pibid permite ao mesmo tempo uma formação mais completa do licenciando e dá oportunidade de continuidade da formação ao profissional que já atua na sala de aula", conta.

A carta aberta já foi encaminhada ao ministro da Educação e entregue entidades como o Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A próxima reunião do diretório nacional do Forpibid acontece em abril, via webconferência.

Saiba mais sobre o Forpibid.

Pibid
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

(Pedro Arcanjo)

CAPES

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×