Gestão de Cursos de Graduação no Brasil: desafios de curto e longo prazo
Donizetti Leonidas de Paiva
Introdução
A expansão dos cursos de graduação no Brasil, desde os anos 90, que vão de encontro à necessidade do país em melhorar a qualificação de sua mão de obra e, por conseguinte ampliar suas condições de competitividade no cenário internacional, vem trazendo consigo novos desafios para os gestores de educação. Se por um lado, a expansão pode ser vista como uma forma de ampliar o número de estudantes no ensino superior e ao mesmo tempo criar novas oportunidades de negócios para o setor privado, por outro, não garante, por si só, a qualidade dos cursos oferecidos. Nesse sentido, o governo brasileiro passou a estabelecer instrumentos de avaliação, por intermédio do Ministério da Educação, que possibilitassem medir a qualidade dos cursos e das universidades.
Mas a complexidade que envolve o processo de ensino-aprendizado no âmbito da graduação requer medidas que vão além da fiscalização do governo e passa necessariamente pela profissionalização dos seus gestores. Portanto, o papel dos gestores de cursos de graduação passa a ser fundamental no sentido de garantir os resultados esperados, o que requer por parte desses o entendimento dos grandes desafios contemporâneos do ensino superior, além de uma postura de gestão mais profissional e estratégica.