01/02/2013

Gestão, Universidade e Indústria Criativa

José Cláudio Rocha[1]

  1. 1. Introdução

 

A universidade pública tem sido buscada pelos setores públicos com freqüência para responder aos desafios que a pós-modernidade está impondo as economias nacionais. Em um cenário de crise da economia tradicional, setores como a economia verde e a economia criativa ganham importância já que podem gerar muitos recursos e postos de trabalhos. O presente artigo traz uma breve análise desse cenário colocando as possibilidades e desafios para as universidades no que diz respeito ao apoio ao Estado no desenvolvimento dessas novas iniciativas, já que uma política estadual de apoio e fomento à indústria criativa, sem a menor dúvida, terá uma grande capacidade de gerar desenvolvimento humano, econômico e social sustentável, potencializando a economia criativa, considerando a grande tradição e experiência no campo da cultura em nosso estado.

Indústrias criativas, economia criativa, cidades criativas, empreendedorismo criativo, a cada dia falamos mais de criatividade hoje. Isso ocorre

porque o mundo mudou, a globalização, as tecnologias digitais, as empresas se locomovendo de um ponto a outro do planeta, tudo isso tem mudado a lógica das

economias e afetado a vida das pessoas, tornando a criatividade o centro da diferenciação dos produtos, dos serviços, das cidades e daquilo que nós fazemos no

dia a dia.

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