Gestores, diretores escolares e pontos focais reforçam a importância das capacitações promovidas pelo Pecim
A região Centro-Oeste foi atendida, na última quarta-feira (21), durante a primeira semana do workshop de planejamento estratégico do Programa
O Centro-Oeste foi a região atendida pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), na última quarta-feira (21), durante a primeira semana do Workshop Planejamento Estratégico: Marco Desejado, Marco Atual e Marco Estratégico. De forma virtual, o evento visou orientar as Escolas Cívico-Militares (Ecim) na elaboração do planejamento estratégico na área de ensino.
A região Centro-Oeste foi a terceira a ser atendida pelo workshop, já que em cada dia da última semana uma das cinco regiões brasileiras foi contemplada. Como citado anteriormente, a primeira semana dessa capacitação centrou-se na compreensão dos marcos que compõem o planejamento estratégico das Ecim.
O comandante Ramão Salvador Rodrigues, gestor escolar da Escola Cívico-Militar José de Souza Damy, do município de Corumbá (MS), aponta que as capacitações promovidas pelo Pecim são importantes para o desenvolvimento e alcance de metas das Ecim: "Eu acredito que todas as capacitações pelas quais nós estamos passando, em especial essa que trata do delineamento dos nossos projetos específicos, são de suma importância, porque é tudo muito bem detalhado e será um grande apoio para a implantação e implementação nas escolas."
O gestor escolar afirma, ainda, que o Programa disponibiliza, após o encerramento das apresentações, os materiais utilizados nos workshops. "Além das apresentações, nós temos o suporte do material que é disponibilizado, e isso facilita quando temos alguma dúvida, pois podemos consultar o material. Se a dúvida persistir, ainda temos um canal de dúvidas direto com a equipe do MEC e do Ministério da Defesa", afirma Salvador.
Rojas Francisco Carlos da Silva, diretor pedagógico da Escola Cívico-Militar Professor Tito, do município de Campo Grande (MS), complementa que além da organização dos workshops, destaca-se a linguagem clara e o detalhamento de todos os fundamentos que regem o Pecim. "A fala de todos que participaram do workshop como palestrantes e orientadores foi excelente, porque eles detalharam exatamente os fundamentos do Pecim. Isso nos deu confiança para que pudéssemos fazer o nosso planejamento e nos prepararmos diante desse universo de diretrizes do Programa." E complementa: "Quem está na ponta da linha, nas escolas, precisa desses encontros, mas também precisa de pessoas que consigam transmitir a ideia de forma dinâmica".
Também da região Centro-Oeste, o professor Rooney dos Santos Souza, ponto focal do Pecim alocado na Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (MS), afirma que para o município, a primeira semana do workshop representa um momento em que puderam ser repassadas as práticas que foram desenvolvidas mesmo diante das adversidades da pandemia de Covid-19, e ressalta: "É uma experiência muito bem aceita pela comunidade. Até estudantes que não são contemplados pelo Programa, por serem do ensino fundamental I, se sentiram mais motivados a frequentarem a escola. Eles passaram a se sentir parte da escola”.
Nesse sentido, Rudney Siqueira Bernardes, diretor da Escola Cívico-Militar Professor Tito, mais um representante do Pecim na região Centro-Oeste, afirma: "Essa experiência com a Ecim, aqui para Campo Grande, está sendo muito proveitosa, graças a toda essa orientação, esse suporte que o Programa tem dado à escola. Isso tem refletido em dados aqui na escola, como o número de matrículas e a aceitação da comunidade".
Os encontros do workshop do Pecim se estenderão até o dia 20 de agosto. Confira o cronograma a seguir.
- 26 a 30 de julho, das 09h às 12h;
- 02 a 06 de agosto, das 09h às 12h;
- 09 a 13 de agosto, das 09h às 12h; e
- 16 a 20 de agosto, das 09h às 12h.
Assessoria de Comunicação Social do MEC - 23.08.2021