Grupo de estudantes conscientiza comunidade a preservar a natureza
O grupo "Patrulheiros da Natureza", organizado por 75 estudantes do ensino fundamental, tem o objetivo de conscientizar os estudantes e a comunidade do município de Limoeiro, em Pernambuco, quanto à preservação do meio ambiente.
Os patrulheiros da natureza estão em ação na Escola Estadual Jandira de Andrade Lima. A idéia é fazer com que o meio ambiente seja conservado para um futuro promissor dos jovens que hoje são crianças.
“Começamos a conscientizar os nossos estudantes desde o ano passado, quando dentro da sala de aula paramos para explicar o que é o meio ambiente e qual é a sua importância para o bem estar dos seres vivos. A partir desta aula, os alunos passaram a recolher todo o lixo dentro das suas próprias salas”, destaca a diretora da escola, Ana Maria Xavier.
Os estudantes orientam a comunidade sobre preservação do meio ambiente e os informam sobre o assunto. Já na escola, eles se dividiram em grupos e, cada um se responsabiliza pela limpeza de um local diferente após o recreio.
Segundo a diretora, este ano os patrulheiros estão trabalhando a importância da coleta seletiva. “Tivemos uma palestra com a equipe da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) sobre a coleta seletiva e sua reciclagem. Agora os alunos têm a preocupação de separar o papel, o plástico e o vidro, pois sabem que este trabalho pode salvar vidas dentro dos hospitais. Vamos levar as experiências vivenciadas por eles, na coleta, para as comunidades de Limoeiro”, concluiu. (Seduc Pernambuco)