20/04/2004

HC comemora 60 anos com Exposição Fotográfica e Prêmio Científico


Nesta segunda-feira (19), o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP completa 60 anos. No dia do aniversário, a partir das 10 horas, as comemorações incluem o lançamento de um carimbo comemorativo, homenagens a funcionários, a premiação do concurso para a escolha do logotipo e a abertura de uma exposição fotográfica. A partir das 20 horas, haverá a premiação do concurso 'Prêmio Científico HC 60 anos' e uma apresentação da Jazz Band da Polícia Militar. O local será o Grande Auditório do Centro de Exposições Rebouças.

De 3 a 31 de maio, a exposição de fotografias '60 anos do HCFMUSP' poderá ser apreciada na estação Clínicas do metrô. No dia 16 do mesmo mês, haverá uma caminhada, além de outras atrações esportivas e musicais. Serão realizadas competições esportivas entre os institutos e laboratórios do Hospital durante todo o ano festivo, que se encerrará com um show de confraternização em dezembro.

Maior complexo hospitalar da América Latina, o HC realiza um total de 1,5 milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 45 mil cirurgias por ano, com pacientes de diversas partes Brasil e da América. É formado pelos Institutos da Criança, de Ortopedia e Traumatologia, do Coração, de Radiologia, de Psiquiatria e pelo Instituto Central. Além destes, outros centros de saúde estão associados: os Hospitais Auxiliares de Cotoxó e de Suzano, o Hospital Estadual de Sapopemba, a Casa da Aids, as unidades Vergueiro e Umarizal da Divisão de Medicina de Reabilitação e o Centro de Medicina Nuclear.

Além de prestar atendimento, o Hospital é reconhecido como Centro de Excelência e Referência nas áreas de ensino e pesquisa, com cerca de 880 médicos residentes, de 40 especialidades médicas, 500 estagiários de especialização (pós-graduação lato sensu) e 1600 pós-graduandos stricto sensu. Possui 62 Laboratórios de Investigação Médica, no seu Centro Avançado em Pesquisa. Em todas estas atividades, está associado à Faculdade de Medicina da USP, de quem recebe alunos de graduação e pós-graduação. A administração é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

A grandiosidade das atividades do complexo também pode ser traduzida por outros tipos de dados. A área construída, por exemplo, chega atualmente a 352 mil metros quadrados, com 30 quilômetros de corredores. A cada ano, são preparadas cerca de 9 milhões de refeições, 1,1 milhão de mamadeiras, são lavados 5 milhões de quilos de roupas, gastos 15 milhões de pares de luvas e 208 mil metros de fios de suturas. Cerca de 10 milhões de pessoas passaram pelo HC nos últimos 12 meses, entre médicos e outros profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes, funcionários e fornecedores.

O endereço do Centro de Convenções Rebouças é Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×