23/04/2020

Identificação facilitada por foto aumenta segurança no Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem uma novidade que acrescenta mais um mecanismo de segurança para o participante: a fotografia pessoal, que virá impressa no Caderno de Respostas da prova em papel ou no computador, no caso do Enem Digital. A aplicação do exame em versão eletrônica será realizada, pela primeira vez, nesta edição, para 100 mil pessoas. O modelo será implementado progressivamente até 2026. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, procura aprimorar seus processos a cada nova edição.

Todos os participantes deverão inserir a sua foto no sistema do Enem durante a inscrição, entre 11 e 22 de maio. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressalta que a fotografia facilita a identificação nos dias de provas. “A foto será um dos itens de segurança, na hora da prova, para complementar a identificação do participante”, explicou Lopes. O presidente informou ainda, que, se for o caso, o participante poderá trocar a imagem, mas somente até o fim do período de inscrição.

Especificações da foto – Anexar a fotografia ao formulário de inscrição é simples, porém é preciso ter alguns cuidados para que a imagem facilite a identificação. A foto deve ser atual, individual, colorida e deve mostrar bem o rosto do participante, com nitidez, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.

Isenção – Neste ano, devido às medidas de restrição decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Educação e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, independentemente da solicitação.

Cadastro – Os participantes do Enem 2020 precisam se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso pode ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha deve ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

O Enem Digital será realizado em 22 e 29 de novembro, em cidades de todas as unidades da Federação, listadas no edital do exame. As provas do Enem impresso ocorrem em 1º e 8 de novembro.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação.

Confira as Perguntas Frequentes do Enem 2020

Acesse o site do Enem

Crie seu login único para acesso aos serviços do Governo Federal

Assessoria de Comunicação Social - INEP

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×