26/08/2025

IFPE é prata em olimpíada internacional de astronomia

Estudante do curso técnico em Mecânica do campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) teve apoio do MEC na fase internacional da competição de astronomia e astrofísica, que ocorreu na Índia.

O investimento do Ministério da Educação (MEC) na participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento está impactando a pesquisa nos Institutos Federais. O estudante Franklin da Silva Costa, do curso técnico de mecânica do campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), conquistou a medalha de prata na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), finalizada semana passada em Mumbai, na Índia.  

A experiência foi possível graças ao edital de apoio à participação em fases internacionais de Olimpíadas Científicas para equipes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciativa do MEC por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).  

Único representante de escola pública e da Região Nordeste na equipe brasileira, Costa destacou o aprendizado ao longo das etapas da competição. “Foi uma experiência extraordinária, me senti adquirindo muito conhecimento, desde as fases iniciais da competição até chegar nesse prêmio”, afirmou o estudante.  

O professor Guilherme Pereira, coordenador do Núcleo de Astronomia e Física do IFPE, que orientou Costa na preparação, lembra que esta é terceira vez que o instituto recebe medalhas. Segundo ele, essa conquista só foi possível porque Pernambuco é o único estado do Brasil que uma possui olimpíada sobre o tema há 15 anos, a Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica. “Isso mostra que a escola pública tem potencial e que vale a pena investir nessa instituição”, ressalta Pereira. 

Além da prata obtida pelo estudante do IFPE, a equipe brasileira ainda conquistou um ouro (Luca Pieroni Pimenta, Valinhos/SP); outra prata (Francisco Carluccio De Andrade, (Campinas/SP); um bronze (Lucas Amaral Jensen, Itapetininga/SP); e uma menção honrosa (Giovanna Karolinna de Queiroz, São Paulo/SP).

Este conteúdo é uma produção do IFPE, com apoio da Setec - 25.08.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×