09/08/2022

Ilum Escola de Ciência abre processo seletivo para curso superior de Ciência e Tecnologia

São oferecidas 40 vagas e metade será destinada a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Uma comitiva do Ministério da Educação participou, nessa segunda-feira (8), de uma visita à Ilum Escola de Ciência, localizada em Campinas, São Paulo. A escola é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Sem fins lucrativos, a escola é gratuita para os alunos e possui financiamento do Ministério da Educação (MEC). A primeira turma foi aberta em 2022 com um corpo docente altamente qualificado, formado por professores seniores e jovens pesquisadores com doutorado e pós-doutorado, e recebeu a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

A escola possui uma infraestrutura de ponta, laboratórios com equipamentos modernos e um ambiente que estimula a inovação e a troca de conhecimento. O curso tem duração de três anos, em período integral e é baseado no ensino ativo, em que o aluno é o protagonista do aprendizado, com o apoio e orientação dos professores. 

A escola oferece uma sólida formação científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar e está com  processo seletivo aberto para o curso superior de Ciência e Tecnologia. Essa será a segunda turma do bacharelado, lançado no ano passado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). 

Estão sendo  oferecidas 40 vagas e metade será destinada a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até 16 de dezembro no site: ilum.cnpem.br. A seleção será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista.   

Todos os alunos aprovados terão direito a moradia, alimentação e transporte gratuitos. A escola oferece ainda curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante todo o período em que estiverem na Ilum, com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas instalados. 

No ano passado, 943 estudantes se inscreveram no processo seletivo, 72,6% deles de escolas públicas. A concorrência foi de 24 candidatos por vaga. Entre os alunos da primeira turma da Ilum, há estudantes vindos das cinco regiões do País, quase metade deles do gênero feminino.

 

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Sesu e CNPEM

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×