22/06/2015

Imbecilidade: Um fomento a Xenofobia

            Ao analisarmos os livros de história, perceberemos que o Brasil evoluiu muito graças aos seus imigrantes, que trouxeram consigo, técnicas, crenças, culturas e muita vontade de trabalhar, já que seus nativos eram tachados pelos portugueses como preguiçosos e rebeldes.

            Temos visto discursos xenofóbicos, proferido por verdadeiros imbecis que fazem dessa incontinência verbal uma falsa ideologia alicerçada pelo ódio e desinformação passada por uma mídia manipuladora amparada por uma elite corruptora.

            Para entendermos melhor, a xenofobia é um ódio a imigrantes, uma rejeição ou até mesmo mal tratamento a estas pessoas que resolveram adotar o Brasil como sua pátria.

            Cabe aqui uma simples pergunta: O que nos dá o direito de ser xenofóbico? Existe um discurso de que estes imigrantes estão tirando o direito dos brasileiros de trabalharem. Podemos perceber que muitos brasileiros estão sem trabalhar justamente para não sair de sua zona de conforto.

            Ao analisarmos a sociedade, perceberemos jovens que sequer trabalharam e tem uma qualidade de vida muito mais elevada do que os trabalhadores. Isso pode ser devido a uma “omissão” da justiça, pois muitos destes jovens preferem “transportar mercadorias” ganhando remunerações maiores do que trabalhadores que arriscam a vida em áreas periculosas e insalubres, mas que chegam em casa de cabeça erguida e caráter ilibado, servindo de exemplo a seus entes queridos.

            Nossa sociedade é cercada por hipócritas, dizendo que haitianos, bolivianos dentre outras nacionalidades estão vindo para nosso país para roubar, traficar e até mesmo tomar o emprego dos brasileiros. Mas estes néscios se esquecem que os brasileiros também fazem o mesmo. Eles se esquecem que temos de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 2,5 milhões de brasileiros no exterior, espalhados em 193 países[1].

            De acordo com o Itamaraty, os EUA é o principal destino da população oriunda de todos os estados, especialmente de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Paraná, e o Japão é segundo país que mais recebe emigrantes de São Paulo e Paraná. O que seria desses brasileiros se as pessoas destes países dessem o mesmo tratamento que estes imbecis estão dando ao povo que vem ávido por uma oportunidade de trabalho, não necessariamente emprego.

            A xenofobia é confundida com patriotismo, ou seja, sentimento de amor e devoção a pátria. Oras, se amas mesmo o Brasil, qual o problema em um estrangeiro vir trabalhar aqui, e aqui mesmo contribuir com a economia do país? Patriotismo não gera sentimento de ódio contra alguém que resolve ir para um país que não é o seu e assim, adota-lo como pátria e dar o seu melhor para poder progredir.

            Tem pessoas que são, tão facilmente manipuladas, que usam discursos sem ao menos saberem a essência do que está sendo discutido. Muitos usam como argumento aos estrangeiros, o ódio ao Foro de São Paulo (FSP), informando que este é formado por comunistas dentre outras falácias.

            Apenas para esclarecer, o Foro de São Paulo (FSP) foi criado com o intuito de discutir alternativas às políticas neoliberais dominantes na América Latina e promover uma melhor integração econômica, política e cultural entre os povos, ou seja, buscar com isso uma verdadeira democracia social e de massas. O Foro de São Paulo foi criado em 1990 e é uma forma de se cobrar por mais justiça social a uma maioria sofrida e esmagada pela indiferença de uma minoria elitizada.

            Tais néscios esqueceram que a imigração é um processo que intensificou a economia do Brasil e teve início em 1530, quando começou-se o processo de exploração do país. Neste processo, houve uma mistura de culturas, credos e etnias. Neste caldeirão de misturas, tivemos portugueses, africanos, espanhóis, judeus e franceses, mas foi no século XIX que este processo se intensificou mais através da concessão de terras a estrangeiros que atraiu dois mil suíços e mil alemães além de holandeses. Entre 1890 a 1900 entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes. Essa imigração ajudou nosso país na industrialização e a alavancar sua economia. [2]

            Discursos de ódio feito por pessoas pseudo instruídas me fazem pensar o quão sofrível está nossa educação, e o quanto este “cidadão” foi medíocre e/ou pífio neste processo de aprendizagem em sua vida, isso porque nunca foi percebido que a verdadeira educação tende erradicar a exclusão social, o preconceito, a violência, a crise dos valores e a ausência de limites, não deixando que impere e/ou haja também a inversão de valores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1]          Para mais informações vide http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/noticias/censo-ibge-estima-brasileiros-no-exterior-em-cerca-de-500-mil/impressao

[2]    Para informações vide http://www.brasilescola.com/brasil/imigracao-no-brasil.htm

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×