Ines atua no desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez
O Instituto também promove e assegura o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças.
OInstituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação (MEC), atua na produção, desenvolvimento e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, como também subsidia a Política Nacional de Educação a fim de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças.
Criado em meados do século XIX, o Ines ocupa importante centralidade, promovendo fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias em todo o Brasil. Além disso, o Instituto também conta com uma vasta produção de material pedagógico, fonoaudiológico e de vídeos em língua de sinais, que são distribuídos para os sistemas de ensino.
O Ines atende, atualmente, cerca de 600 estudantes no Colégio de Aplicação (CAp/Ines), que contempla a educação precoce, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os professores que atuam no ensino básico do CAp/Ines também se dedicam à realização de estudos e pesquisas, elaboração de materiais de apoio à educação e na capacitação de recursos humanos.
O Instituto atua, também, na área da saúde, realizando avaliação audiológica de seus estudantes e atendendo à comunidade na detecção precoce da surdez. São executados cerca de mil procedimentos mensais, entre exames de audiometria, "teste da orelhinha" e indicação e adaptação de prótese auditiva.
Além da orientação aos responsáveis sobre a surdez e o encaminhamento pedagógico e fonoaudiológico quando necessário, o Ines também oferece o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma totalmente gratuita para toda a comunidade, especialmente familiares de crianças surdas, professores em formação ou em atuação na rede pública e profissionais de empresas públicas e privadas. O Instituto também trabalha na qualificação e encaminhamento de pessoas surdas para o mercado de trabalho, valorizando suas potencialidades e promovendo o exercício da cidadania. Clique aqui para saber mais sobre o Ines e suas ações.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Ines - 25.04.2021