09/10/2015

Instituto português receberá estudantes do Brasil

 Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam com mais uma oportunidade para estudar na Europa. O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), de Portugal, firmou nesta quinta-feira, 8, às 17h, acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o aproveitar os resultados do exame como forma de ingresso de estudantes brasileiros em seus cursos.

A instituição tem escolas de educação, tecnologias e gestão, saúde e agrária. Conta ainda com cursos em áreas pouco exploradas no Brasil, como é o caso de equinicultura, que forma técnicos na criação e manejo de equinos. Há também oferta de cursos de enfermagem veterinária e tecnologia de produção de biocombustíveis.

A inscrição no processo seletivo custa 20 euros. Os estudantes internacionais selecionados pagam por ano cerca de mil euros. Aqueles que desejarem se hospedar no campus do IPP podem alugar instalações cujo valor mensal varia de 73 a 110 euros e dispõem de descontos em alimentação.

O IPP fica na cidade de Portalegre, na região de Alentejo, sul do país. De fácil mobilidade está a duas horas da capital Lisboa e a quatro de Madri, na Espanha. Segundo o presidente do Inep, Chico Soares, a oportunidade pode contribuir para uma experiência profissional internacional. "Angola, na África, fala a mesma língua e é um país promissor profissionalmente para brasileiros e portugueses", ressalta.

Para o presidente do IPP, Joaquim Mourato, ter estudantes brasileiros é investir em um ambiente multicultural. "A proximidade em uma comunidade acadêmica de três mil estudantes transforma a convivência e amplia a troca de conhecimento. Podemos, inclusive, fazer uma semana gastronômica brasileira", destaca.

O processo seletivo do IPP ocorre em junho de cada ano e a instituição pode receber cerca de 100 estudantes brasileiros. Trata-se a sexta instituição de ensino portuguesa a ter acesso à base de dados do Enem para reconhecer o exame na candidatura a vagas no ensino superior.

Desde 2014, o Inep tem acordo firmado com universidades portuguesas de Coimbra e Algarve, para aproveitamento dos resultados do exame para ingresso em suas graduações. No início deste ano, foi a vez do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Outras duas instituições portuguesas também fecharam acordos com o Inep recentemente, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

INEP (08.10.2015)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×