10/06/2021

Internet 5G: o impacto universitário

Internet-5g

A chegada da internet 5G já é imparável. A mais avançada tecnologia de comunicação terá um impacto muito poderoso em todos os setores sociais, produtivos e globalizantes. Obviamente, o ambiente universitário não ficará de fora.

Por que esse impacto? Uma dado que já marca o benefício: a velocidade com que as redes de celular 5G transmitem dados e a densidade de dispositivos que podem ser interconectados farão com que os campus façam uso intensivo de um grande número de ferramentas digitais.

Vários estudos fornecem dados interessantes sobre os usos da internet 5G. Além de um acesso mais amplo a tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e telepresença, relatórios como o elaborado pela empresa britânica JISC, especializada em serviços tecnológicos para a educação, ou o relatório The Mobile Economy in Latin America and the Caribbean elaborado pela Associação GSMA, anunciam a chegada de tecnologias de grande impacto no meio universitário como a explosão da IoT, ou seja, a Internet das Coisas, uma rede móvel mais potente, total eficiência energética, segurança e confiabilidade na rede que se considera praticamente perfeita.

Internet 5G: usos e avanços

Com a chegada do 5G ao ambiente universitário, a velocidade de internet e de transmissão de dados seria cerca de 1000 vezes mais rápida do que hoje, chegando a cerca de 20 gigabits por segundo. Com essas possibilidades, as capacidades aumentam, pois a cada quilômetro quadrado do campus universitário, até um milhão de dispositivos podem ser conectados simultaneamente, o que representa um crescimento dez vezes mais potente do que as opções atuais. Isso terá um impacto positivo nos ecossistemas formativos.

Dito isso, é óbvio que o trabalho dos professores pode mudar. E, com as novas ferramentas de IoT, as tarefas administrativas serão automatizadas para mais e melhor, para que o profissional tenha mais tempo para se dedicar mais às atividades formativas.

O uso da realidade virtual ganhará presença, o que favorecerá a aprendizagem por meio de ferramentas como a gamificação. A isto será acrescentado o uso da realidade aumentada para fornecer informações adicionais ao material de estudo mesmo com alunos que tenham suas atividades remotamente que irão assistir às aulas e tutoriais em regime de telepresença.

Não esquecendo também da análise de dados, já que as redes 5G permitirão o uso de algoritmos de inteligência artificial que estudam os processos de aprendizagem de um aluno, facilitando a personalização e individualização de seus progressos.

Outros benefícios

Encontramos outros benefícios na assimilação da tecnologia da Internet 5G no ambiente universitário. Entao veremos:

1. Internet tátil: a conexão torna-se mais intuitiva e gerenciável, ganhando velocidade, rapidez de download, no uso de telas e periféricos, frequentando aulas com realidade aumentada e realidade virtual gerando uma nova situação, realidade mista, etc. A latência desde o momento em que um comando é solicitado até o recebimento de uma resposta será mínima.

2. Intercâmbio de serviços entre centros: as universidades estarão mais e melhor conectadas. As restrições à localização física são reduzidas e as trocas entre professores, alunos e outros são bem mais facilitadas.

3. Aprendizagem personalizada: como já mencionamos, os alunos podem ser classificados em grupos de acordo com seus interesses e objetivos. Algoritmos de inteligência artificial irão facilitar a adaptação de vários caminhos de aprendizagem para cada aluno.

4. Serviços em nuvem: os serviços em nuvem também melhoram, ficando mais acessíveis e podem ser extraídos de qualquer dispositivo para uso com uma resposta imediata.

5. O papel do professor: com o aprimoramento da rede IoT, o professor pode potencializar a integração dos elementos em sala de aula, melhorando a experiência de aprendizagem dos alunos.

Não há dúvida de que a chegada da internet 5G na universidade traz inúmeras vantagens. Esses são os que já se intuem e são esperados. Mas com sua chegada, certamente descobriremos muito mais.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×