IV Fórum Tempo de Aprender contou com a participação de cerca de 6 mil expectadores
O evento busca repassar informações pertinentes à execução do Programa.
O Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta segunda-feira (23), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), o IV Fórum Nacional de Coordenadores Locais do Programa Tempo de Aprender. O objetivo do evento foi repassar informações pertinentes à execução do Programa.
O secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, reforçou a proeminência do compartilhamento desses registros: “É importante para incentivarmos cada vez mais as redes sobre o uso das ferramentas disponibilizadas pelo Programa. Então nós temos: avaliações de diagnósticas, as estratégias para a intervenção que são dadas por meio das formações on-line, como o curso Práticas de Alfabetização e Alfabetização Baseada na Ciência, Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora), o GraphoGame e o PDDE Alfabetização. Além disso, é fundamental que tenhamos acesso a esses registros da execução para compartilharmos essas experiências e motivarmos, cada vez mais, as redes na implementação do Programa".
O evento trouxe uma atualização geral sobre o andamento das ações do Programa Tempo de Aprender: instruções sobre as Avaliações Diagnósticas e Formativas; depoimentos recebidos pela coordenação do Programa sobre as ações desenvolvidas; informações pertinentes ao PDDE Alfabetização, entre outras orientações de execução.
Tempo de Aprender
O Programa Tempo de Aprender foi instituído pelo MEC com o propósito de melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para alcançar esse objetivo, o Programa promove ações no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores. Além disso, o Tempo de Aprender disponibiliza materiais e recursos baseados em evidências científicas para estudantes, professores e gestores educacionais.
Há pouco mais de um ano, o MEC divulgou uma ação de grande sucesso no âmbito do Programa Tempo de Aprender: a disponibilização gratuita do GraphoGame. Trata-se de um aplicativo que apoia crianças com idades entre 4 e 9 anos tanto no preparo à alfabetização quanto no próprio processo de alfabetização. O Brasil atualmente é o país com mais downloads (1,1 milhão). “Devemos unir forças para intensificar a garantia a nossas crianças do acesso a recursos baseados em evidências científicas, de forma a remediar defasagens educacionais causadas pela desarticulação da vida escolar ocorrida nos dois últimos anos letivos”, ressalta o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.
Essa importante ação foi reforçada, por meio de um acordo que garante a disponibilização gratuita do GraphoGame até o fim de 2022. Esse acordo também contempla aperfeiçoamentos que serão adicionados ao aplicativo, tais como: desenvolvimento de novas fases, acréscimo de sílabas e de palavras e frases mais complexas, novas personagens, mapa 3D, relatórios de aprendizagem detalhados para professores e pais, suporte personalizado aos usuários, que já está disponível em todas as principais lojas virtuais.
Ao longo de todo o período de pandemia, ações voltadas à recuperação das aprendizagens tornaram-se prioridades para a Sealf e para o MEC. Manter o aplicativo GraphoGame disponível gratuitamente até o fim deste ano é mais uma demonstração de que o MEC pensa com muito carinho nas crianças brasileiras; em especial, naquelas que percorrem o maravilhoso caminho da aquisição da leitura e da escrita.
Neste momento de retorno às aulas presenciais, a Sealf enviou orientações a todas as escolas das redes de educação que possuem turmas de 1º e 2º ano de ensino fundamental para a utilização do GraphoGame, um aplicativo com jogos e de interface lúdica que tem como objetivo desenvolver a ortografia e as aprendizagens de leitura.
Essa é mais uma ação da Sealf que visa oferecer estratégias voltadas à recuperação das aprendizagens no âmbito da alfabetização. As medidas vêm sendo implementadas pelas redes educacionais, em articulação com o MEC.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf - 24.05.2022