29/07/2014

Jardins botânicos brasileiros atraem turistas e pesquisadores

Jardins

Confira o guia com os principais Jardins Botânicos espalhados por todas as regiões do País

 

Os Jardins Botânicos espalhados pelo País são um belo atrativo turístico. Localizados em centros urbanos, esses espaços têm como principal objetivo a conservação e exposição de diferentes espécies de fauna e flora, além de exercer papel de pontos turísticos em muitas capitais brasileiras.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do País, foi criado em 1808, por D. João VI, para receber as mudas de espécies que vinham da Europa. No local, é possível encontrar mais de 8.000 tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. O parque promove estudos de vegetais das diversas regiões do País, numa área total de 137 alqueires.

Com 360 mil metros quadrados de áreas verdes, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos pontos turísticos da capital paulista. O local serve como abrigo para animais selvagens como macacos e bichos-preguiça, que vivem soltos na área, além de possuir coleções de plantas exóticas e nativas dentro da reserva de Mata Atlântica.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba possui uma estufa de vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que abriga uma enorme variedade de plantas e flores. Seu nome oficial homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Com uma área de 178 mil metros quadrados, dos quais 40% são ocupados por florestas remanescentes de vegetação regional, o local possui ainda lagos, trilhas e um grande jardim.

Fundado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília tem como objetivo conservar a flora do cerrado e conscientizar a população sobre a importância da flora e da fauna. Composto por trilhas, laboratório, herbário, um jardim de cheiros e um mirante, além de também uma escola de educação ambiental e viveiros de orquídeas.

Um dos mais belos pontos turísticos de Belém, o Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves foi fundado pelo Barão de Marajó e possui um pedaço da Floresta Amazônica no centro urbano da capital paraense. Com uma extensão de 150 mil metros quadrados, possui um viveiro de pássaros e abriga diversos animais em extinção, além de um orquidário, aquário e um lago que proporciona passeios em canoas.

Serviço

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008;

Horário de Funcionamento: Diariamente, 8h às 17h;

Jardim Botânico de São Paulo

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031 - Água Funda;

Horário de Funcionamento: Quarta a domingo, 9h às 17h;

Jardim Botânico de Curitiba

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n;

Horário de Funcionamento: Diariamente, 6h às 20h;

Jardim Botânico de Brasília

Endereço: Setor de mansões Dom Bosco Conjunto 12;

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 17h;

Jardim Botânico de Belém

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 2453 - Marco;

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, 8h às 17h;

Fonte: Blog do Turismo

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×