José Pacheco faz palestra sobre "Escola sem muros"
Educador português, autor do método, fala na Unesp
Nesta quarta-feira (16), a Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara da Unesp, recebe o educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, um projeto educacional para a escola pública. O estudioso imagina uma escola sem turmas, sem séries e sem salas de aulas convencionais como forma de estimular a autonomia.
Essa experiência educacional, mundialmente referendada, fundamenta-se em estratégias e conteúdos diferenciados, estabelecidos a partir de pactos pedagógicos que respeitam a diversidade e a ética grupal. Segundo Pacheco, compartilhar uma experiência educacional tão significativa permite vislumbrar novas alternativas em defesa da escola pública. Para as organizadoras do evento, as educadoras Paula Ramos de Oliveira e Sueli Aparecida Monteiro, o contato com outras filosofias educacionais estimula a busca de alternativas às dificuldades e contradições do ensino brasileiro.
Na experiência portuguesa, dirigida por seu idealizador, os alunos definem o modelo de aprendizado que desejam. Num ambiente onde não existe diferença hierárquica entre professores e alunos, a liberdade não se traduz em anarquia. Existem regras de convivência e de trabalho, estabelecidas em conjunto com o grupo. As próprias crianças ajudam a determinar as conseqüências para aqueles que não obedecem as regras.
A conferência, que acontece, às 14h, no Anfiteatro B da FCL, é promovida por meio de uma parceria entre o Grupo de Estudos do Cotidiano e Imaginário (GECI), o Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC), o Centro Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário (CIPI), o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, o Departamento de Ciências da Educação e o Departamento de Psicologia da Educação.