23/06/2005

Livro estuda a aplicação de ambientes virtuais na educação

A utilização de ambientes virtuais na educação cresceu muito no Brasil e ferramentas como chats, listas de discussão e fóruns têm sido cada vez mais utilizadas para o auxílio em cursos presenciais e à distância. Além dos consagrados Teleduc, Aulanet, WebCT, várias universidades e empresas vêm desenvolvendo e utilizando seus próprios ambientes.

A proposta do livro "Ambientes Virtuais de Aprendizagem", organizado pelo doutor em Computação, Rommel Melgaço Barbosa e lançado no Brasil pela Artmed Editora, é estudar e divulgar as várias maneiras como esses ambientes são aplicados nos dias atuais, analisando o que realmente funciona. A obra reúne um grupo multidisciplinar de professores de diversas universidades do Brasil que apresentam suas experiências tecnológicas na aprendizagem.

Embora possuam rigor científico, os textos expressam de maneira simples as idéias e os objetivos dos projetos. Os artigos apresentados abordam temas como: editores de textos coletivos, formação de comunidades virtuais de aprendizagem, uso de fóruns para desenvolver atividades colaborativas e ambientes virtuais de aprendizagem, envolvendo cursos de matemática, idiomas, ciências, estatística, entre outros.

O livro é destinado a estudantes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e profissionais das áreas de educação e educação à distância, e-learning, ciência da computação e comunicação. Embora apresente estudos de casos utilizados nas instituições de ensino superior, a obra pode ser utilizada também por professores e gestores do ensino médio, visto que muitas dessas instituições já utilizam ambientes virtuais na aprendizagem.
Os autores também criaram uma comunidade virtual para discutir e trocar experiências com os leitores do livro. "Hoje é possível haver uma grande interação entre autores, editores e leitores. Tal interação pode acontecer usando-se os recursos tecnológicos, isto é, podem ser criadas comunidades virtuais entre os profissionais envolvidos na produção de um livro", afirma Barbosa. O endereço na web é http://eadgo.com/livro.

Autor: Rommel Melgaço Barbosa
Formato: 16 cm x 23 cm
N. de páginas: 182
Editora: Artmed

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×