16/04/2014

Livro sobre peixes do rio Madeira está disponível on-line

Peixes

Obra é um registro histórico da ictiofauna antes da instalação de hidrelétricas na região de Porto Velho (RO)   

 

Lançado recentemente, o livro “Peixes do rio Madeira” - Y-Cuya­ri Pirá-Keta (nome na língua tupi) está disponível na versão digital e pode ser baixado gratuitamente neste link. A obra representa uma ferramenta para futuros estudos sobre os peixes do rio Madeira, servindo como registro histórico de sua ictiofauna antes da instalação dos empreendimentos hidrelétricos de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho (RO).

A publicação é resultado uma produção coletiva que envolveu mais de 50 pesquisadores de instituições de pesquisas brasileiras e estrangeiras, dentre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A obra representa uma ferramenta para futuros estudos sobre os peixes do rio Madeira, servindo como registro histórico de sua ictiofauna antes da instalação dos empreendimentos hidrelétricos de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho (RO).

“Peixes do rio Madeira” é fruto de uma parceira entre a Santo Antônio Energia, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Instituto de Estudos e Pesquisas Agroambientais e Organizações Sustentáveis (Ieapagro), o Inpa e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Sobre a obra

O livro é resultado de quase dez anos de pesquisas e está dividido em três volumes, contendo mais de 1.000 páginas de textos e imagens sobre 736 espécies de peixes do rio Madeira. As informações utilizadas para a elaboração do livro foram obtidas durante os estudos ambientais referentes à construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio, nas proximidades de Porto Velho, no rio Madeira.

Entre os autores, estão incluídos os pesquisadores Jansen Zuanon, Efrem Ferreira, Lúcia Rapp Py-Daniel e Geraldo Mendes dos Santos, da Coordenação de Biodiversidade (CBio/Inpa), bem como  diversos alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI/Inpa).

“A partir da coleta, triagem e organização metódica de mais de 250.000 exemplares de peixes e de um trabalho sem proporções da equipe da Coleção de Peixes da Unir, concretizamos nosso objetivo quando em março deste ano tivemos o prazer de oficialmente lançar “Peixes do rio Madeira”, conta Jansen, um dos organizadores do livro.

>> Leia a matéria completa.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×