03/09/2014

Mais de 18 mil escolas públicas fazem a escolha do livro didático

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Número representa 93,3% do total de instituições que oferecem ensino médio no País

 

Mais de 18 mil escolas públicas do ensino médio fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por seus alunos a partir de 2015. Esse número representa 93,3% do total de escolas que oferecem nível médio no País. O prazo para a escolha nesta edição do programa de acesso ao livro didático escolar terminou na última segunda-feira (1º).

“O percentual deste ano superou a última escolha do ensino médio, em 2012, que ficou em 88%, e a escolha do ano passado, referente aos anos finais do ensino fundamental, que atingiu 89%”, afirma a coordenadora-geral dos programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.

Em alguns estados, quase a totalidade das escolas efetuou a escolha, a exemplo do Ceará (99%), Distrito Federal (98%), Alagoas (97%) e Mato Grosso do Sul (97%). Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 80%, como Roraima (78%), Mato Grosso (78%), Amazonas (74%) e Amapá (56%).

Nesta edição foram selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.

Próxima etapa

Após a escolha, o próximo passo é trabalhar os dados sobre os pedidos feitos em todo o País. Em seguida, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado.

A previsão é de comprar cerca de 90 milhões de exemplares em benefício de 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação. 

Sobre o programa

O principal objetivo do programa de acesso ao livro didático escolar é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Neste ano é a primeira vez que a disciplina de ‘arte’ participa do programa, o que representa um ganho significativo para as escolas do ensino médio.

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

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