19/09/2014

MCTI e Centro Comum de Pesquisa Europeia avaliam projetos bilaterais

Reunião de trabalho foi realizada nesta quinta-feira (18). Ministério possui acordos de cooperação bilateral com centro em áreas como nanotecnologia e bioeconomia

 

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Seped/MCTI), Carlos Nobre reuniu-se nesta quinta-feira (18), por videoconferência, com a equipe do Centro Comum de Pesquisa Europeia (JRC, na sigla em inglês) para avaliar os projetos conjuntos em andamento e verificar a possibilidade de novas colaborações.

"Além do intercâmbio de experiências, essa colaboração tem servido para formação de recursos humanos e para alavancar nossa qualidade em diferentes áreas", afirmou o diretor de Políticas e Programas Temáticos do MCTI, Osvaldo Leal de Moraes.

O MCTI possui acordos de cooperação com o JRC em várias frentes, em áreas como bioeconomia, desastres naturais, nanotecnologias, recursos hídricos e redes elétricas inteligentes (smart grids).

Neste mês, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o JRC fizeram um acordo para a concessão de 12 bolsas de pós-doutorado nas instituições vinculadas ao Centro na União Europeia.

As bolsas serão oferecidas a candidatos de nacionalidade brasileira, com desempenho e potencial acadêmico comprovados e que pretendam desenvolver projetos de pós-doutorado no JRC, nas seguintes áreas de pesquisa: ciências agrárias, energia, meio ambiente, biotecnologia, nanotecnologia e segurança da informação.

"É bom ver como estamos progredindo e eu espero que continuemos com essa parceria por muito tempo", disse o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Carlos Nobre.

Participaram do encontro coordenadores do MCTI e representantes do CNPq, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe/MCTI).

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×