MEC apresenta coletânea da história da Rede Federal
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira, 9 de outubro, último dia da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a coletânea de livros “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. São cinco volumes, um para cada região do país, que apresentam os contextos regionais das instituições que compõem a Rede Federal, destacando o processo de interiorização e a capilaridade em todas as regiões brasileiras.
“É a materialização de uma memória compartilhada, que conecta a tradição e a inovação, consolida a identidade e amplia a visibilidade dessas instituições e de uma política pública educacional que é transformadora”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Unindo o passado e o presente em 41 capítulos, a obra reúne textos escritos por 140 autores que apresentam as trajetórias históricas de cada uma das instituições, de modo a estabelecer um diálogo entre a memória e a inovação educacional. Serão distribuídos 5 mil exemplares impressos para as bibliotecas dos institutos federais, dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. A versão digital pode ser acessada nos repositórios abaixo:
“Essa coletânea, que é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de EPT, representa, acima de tudo, a história das pessoas, de comunidades e de uma rede que ajuda, ajudou e ajudará a mudar o Brasil pela educação”, declarou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG), Lorena Rosa.
Organizada em 2024, a coleção mostra que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que ainda transforma o país. A obra foi executada em rede, envolvendo diversos atores. O processo de editoração foi conduzido pelo IFG (Editora IFG), em coedição com sete editoras parceiras.
“Com esse lançamento, nós mostramos o poder que temos ao trabalhar em rede. Precisamos, enquanto rede, celebrar esse momento, celebrar a nossa história”, defendeu o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho.
Identidade – Um painel fotográfico também integra a coletânea, com imagens de todos os campi das instituições que oferecem um registro sistemático e atualizado da presença territorial e institucional da Rede Federal em todo o país. Além disso, a identidade gráfica da coletânea é inspirada em espécies arbóreas brasileiras de todas as regiões do país, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede Federal.
Rede Federal – Com mais de 600 campi em funcionamento e mais de 100 em implantação, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, a Rede Federal possui origem em uma trajetória que completou 116 anos em 2025, mas sua temporalidade se amplia para quase dois séculos, considerando a criação do Colégio Pedro II, em 1837.
Evento – A 5ª edição da Semana Nacional é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e está sendo realizada em conjunto com o Festival Curicaca, evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em 2025, os visitantes puderam conhecer 400 projetos de 63 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. Este ano, o tema da Semana Nacional da EPT foi “Juventudes que inovam, Brasil que avança”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec - 09.10.2025