30/11/2021

MEC apresentou dados da Plataforma Nilo Peçanha

A plataforma apresenta, informações sobre as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O Governo Federal apresentou, por meio do Ministério da Educação (MEC), os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) com conteúdo sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A edição 2021, assim como seus antecedentes, reúne informações acerca das instituições relativas ao ano anterior.

Compuseram a mesa de abertura do evento o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Sant'Ana e o secretário-executivo adjunto, José Barreto Júnior.

A PNP apresenta as informações acadêmicas e de gestão da Rede Federal. Dados da edição 2021 mostram um aumento de mais de 47% no número de matrículas em relação ao último ano. "Nós tivemos o crescimento de 1 milhão, para 1,5 milhão de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica. Em grande parte desse crescimento estão os cursos de qualificação profissional (...)", afirmou Tomás Sant'Ana.

O ambiente virtual traz funcionalidades de pesquisas que permitem uma navegação fácil e o uso de filtros responsivos que possibilitam efetuar uma consulta segmentada por instituições ou localidades. A PNP compila conteúdo sobre número de matrículas e de servidores além de indicadores de eficiência acadêmica e de cursos ofertados pelas instituições da Rede Federal.

O secretário-executivo adjunto afirmou que “Estamos apresentando à sociedade brasileira mais uma entrega, um bom fruto, do trabalho sério do MEC em prol da educação (...)".

Milton Ribeiro reforçou, durante o evento, a importância da plataforma para os gestores, professores, pesquisadores e estudantes da Rede Federal. Por meio da PNP é possível realizar o acompanhamento, monitoramento, a avaliação e divulgação dos dados acadêmicos, de gestão de pessoas e financeiros das Instituições que compõem a Rede Federal.

Ribeiro afirmou, por fim, que "o propósito do MEC é deixar um legado: que os estudantes voltem a acreditar na educação pública, e que haja qualidade, seriedade e transparência (...)", agradeceu e parabenizou a todos que colaboraram para a disponibilização da plataforma este ano.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 29.11.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×