MEC conhece projeto do PNUD para o desenvolvimento da educação na República Dominicana
Acordo de cooperação entre o Ministério da Educação da República Dominicana e o PNUD disponibiliza equipamentos eletrônicos a crianças matriculadas em escolas de ensino público do país caribenho..
O ministro da Educação, Victor Godoy, e representantes da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC) estiveram na República Dominicana, nesta quinta-feira (24), para participar da Assembleia Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Conferência Ibero-Americana de Ministros da Educação da SEGIB. Na ocasião, a comitiva do MEC também visitou o projeto “Apoio à Digitalização da Educação”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na capital Santo Domingo.
A equipe brasileira acompanhou a entrega de dispositivos eletrônicos, com diversos aplicativos previamente instalados, durante visita a uma escola pública. Ao todo, serão mais de dois milhões de equipamentos ofertados para a rede pública do país caribenho, desde a educação primária ao ensino médio.
“Os países da América Latina têm um grande desafio de elaborar e implementar políticas públicas que ofereçam aos estudantes soluções tecnológicas como forma de inclusão social e empoderamento econômico. Sem dúvida é uma troca de experiências sem precedentes entre o Brasil e os demais países ibero-americanos.”, afirmou o ministro Godoy.
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação internacional entre o PNUD, o Instituto Save The Children e o Ministérios da Educação da República Dominicana. O objetivo é apresentar e implementar inovações capazes de gerar desenvolvimento humano e sustentável.
O encontro foi organizado pela representante do PNUD na República Dominicana, Inka Mattila, junto à Assessoria Internacional do MEC. “Por meio dessas parcerias, contribuímos para a consolidação democrática, recuperação econômica e melhoria da qualidade de vida das pessoas mais pobres.”, afirmou Inka.
Sobre o PNUD – A agência lidera a rede global de desenvolvimento da ONU e trabalha no combate à pobreza e pelo desenvolvimento humano. O Programa está presente em 170 territórios, onde promove, juntamente com os governos, a formulação e implementação de políticas públicas sob princípios internacionais de integridade, transparência e imparcialidade, em conformidade com as normas internacionais e os direitos humanos.
Assessoria de Comunicação do MEC - 01.12.2022