17/09/2004

MEC criará identificação para controlar freqüência de alunos


Todo estudante da rede pública de ensino, seja do ensino infantil, fundamental ou médio, deverá possuir um Número de Identificação Social (NIS). O procedimento será adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Sistema de Digitalização da Freqüência, que será implantado em todas as escolas públicas, a partir do ano que vem.

Durante reunião com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Brasília, o secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad, foi questionado sobre como os gestores municipais e estaduais poderão tornar eficiente a contabilidade do número de alunos a serem atendidos pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb). “O rateio dos recursos do Fundo não se dará em torno da matricula do ano anterior, mas, sim, do ano corrente”, garantiu o secretário.

Atualmente, o Fundef conta com informações do Censo Escolar para realizar o repasse de recursos, que provém de 15% dos impostos de estados e municípios. Até o ano que vem a intenção do MEC é implantar o sistema em, pelo menos, 30% das escolas públicas do país, e até 2006 chegar a totalidade de estabelecimentos de ensino, que chega a 165 mil.

Segundo ele, as distorções que ocorrem hoje serão deixadas para trás com a nova tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro). Ele informou ainda que o MEC intensificou os trabalhos de construção do protótipo, que passa pela etapa de certificação técnica.(Agência Brasil)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×