MEC debate futuro da educação em Pré-Cúpula da UNESCO
Ao todo, 100 ministros da Educação e 32 vice-ministros estão confirmados para o evento.
A transformação da Educação e o futuro do setor em um cenário pós-pandêmico serão debatidos no "Transforming Education Pre-Summit", evento oficial da UNESCO que ocorre durante esta semana em Paris (França).“”
Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), liderada pelo ministro da Pasta, Victor Godoy, está presente no evento e apresentará aos demais países os principais projetos de tecnologia e a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Esta última, uma resposta direta à pandemia e que já atua com programas, tecnologia e ações no enfrentamento dos impactos ocasionados pela pandemia no setor educacional.
"O Brasil atua fortemente em ambos os eixos neste momento pós-pandemia. Recentemente lançamos acordos de tecnologias importantíssimos para a transformação da nossa educação. Reforçarei ainda nossa política para recuperar as aprendizagens, um modelo moderno e que já é referência para outros países, reconhecida até pelo próprio Banco Mundial", destacou Godoy.
A comitiva brasileira foi recebida pelo Embaixador Santiago Mourão, chefe da delegação do Brasil junto à UNESCO em Paris. "Este encontro irá juntar experiência de todos os países e como aumentar a nossa capacidade de reação e recuperação pós-pandemia", explicou o diplomata brasileiro.
A Pré-Cúpula da Unesco acontece até o dia 30. O evento terá continuidade na Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) que está agendada para o mês de setembro e seu tema será a “Transformação da Educação" cujo objetivo é a mobilização política para a ação, as soluções e a solidariedade para transformar a educação com foco no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 e além.
Recuperação das Aprendizagens
A Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica traz como objetivos principais: elevar a frequência escolar e reduzir os índices de evasão e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do abandono escolar e recuperação das aprendizagens; incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos digitais; entre outros.
MECPlace
O MECPlace – Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais foi recentemente lançado e busca incorporar, em ambiente aberto, possíveis soluções e iniciativas que envolvam tecnologia da informação para apoio às redes educacionais brasileiras (municipal, distrital, estadual e federal) nos seus diferentes níveis de maturidade. Acordos de cooperação com importantes empresas como Microsoft e Google tratam de soluções educacionais gratuitas aos estudantes da rede pública de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC - 27.06.2022