30/05/2022

MEC debate parcerias e recuperação das aprendizagens com Banco Mundial e Conselho Britânico

Em encontros bilaterais com representantes internacionais, ministro Victor Godoy e equipe compartilham ações estratégicas e buscam parcerias.

O Ministério da Educação (MEC) marcou presença no Fórum Mundial da Educação que aconteceu entre os dias 22 e 25 de maio em Londres, no Reino Unido. Paralelamente ao evento, o ministro Victor Godoy e a comitiva brasileira se reuniram com representantes de instituições de educação internacionais. 

Ao diretor do Banco Mundial, Jaime Saavedra, a equipe do MEC detalhou a nova Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída pelo Governo Federal na terça-feira (24). A medida foi elaborada a partir de dados e evidências científicas, da identificação de boas práticas no mundo, além da escuta das redes estaduais e municipais de educação. 

Jaime Saavedra elogiou o plano de recuperação de aprendizagem brasileiro e disse que utilizará o país como referência para que outros, que ainda não possuem planos avançados, possam conhecer. O diretor afirmou, ainda, que a estratégia do MEC está de acordo com as práticas do RAPID, um modelo de aprendizagem do Banco Mundial que tem cinco eixos de atuação, que são: manter os estudantes na escola, analisar os níveis de aprendizagem, priorizar o ensino fundamental, implementar programas de recuperação e desenvolver a saúde e o bem-estar psicossocial dos estudantes.  

Além disso, durante a reunião, os representantes do MEC falaram sobre as parcerias vigentes entre a Pasta e o Banco Mundial. Atualmente, o MEC e o Banco Mundial possuem importantes trabalhos conjuntos, como o Monitoramento do Novo Ensino Médio e o Educa Mais Norte Nordeste, programa que será implementado para mitigar os impactos da pandemia nas escolas do ensino fundamental das duas regiões do Brasil, visando acelerar e recuperar as aprendizagens. 

Ainda em agendas paralelas ao evento, a delegação do MEC se reuniu com o Conselho Britânico para debater possíveis projetos e parcerias para melhorar a educação do Brasil. A entidade internacional foi representada por Helen Silvester, diretora regional da instituição. 

A agenda também foi marcada por reuniões com o representante do governo britânico no âmbito da educação, Steve Smith; com o ministro de Habilidades do Departamento de Educação do Reino Unido, Alex Burghart. Na pauta, importantes parcerias para a educação superior, profissional e tecnológica. 

Fórum Mundial da Educação 

O Fórum foi realizado com o intuito de promover o debate entre ministros de educação, conselheiros e secretários no tocante ao futuro de políticas educacionais. A edição de 2022 focou na resposta de diversos sistemas de educação à crise provocada pela pandemia da Covid-19. Na programação do evento, foram compartilhadas boas práticas adotadas ao longo dos últimos dois anos, o impacto da pandemia em comunidades vulneráveis e o papel da educação na retomada da economia. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 27.05.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×