MEC deu início ao Seminário de Educação Bilíngue de Surdos
A abertura do Seminário ocorreu na tarde desta sexta-feira (15)
OGoverno Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), deu início, na tarde desta sexta-feira (15), ao Seminário de Educação Bilíngue de Surdos: formando professores multiplicadores e abrindo novos caminhos de ensino-aprendizagem.
Compuseram a mesa de abertura do Seminário o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; a secretária de Modalidades Especializadas de Educação, Ilda Ribeiro Peliz; a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Crisiane Batti; e a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Toledo.
Durante o evento, Victor Godoy parabenizou a todos os professores brasileiros e ressaltou a importância dessa entrega do MEC. "Eu considero essa entrega de hoje da mais alta relevância, porque o que nós estamos fazendo aqui é formando multiplicadores. Esses multiplicadores vão nos auxiliar para que esses conhecimentos e essa capacidade de alfabetizar crianças surdas chegue até a ponta. O MEC, cumprindo o seu papel, oferece, hoje, para esses professores, esses conhecimentos que serão muito importantes na ponta (...)", afirmou o secretário-executivo.
A secretária de Modalidades Especializadas de Educação também reforçou a relevância que o dia 15 de outubro terá para a educação bilíngue de surdos. "Hoje, nós temos motivos duplos para estar em comemoração. Além do Dia do Professor, o dia de hoje marca a mudança de novos tempos para a comunidade surda, abrindo a janela para um futuro promissor para a educação de surdos (...)", reforçou Ilda Peliz.
O Seminário de Educação Bilíngue de Surdos foi organizado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, no âmbito da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs). "Nosso objetivo é melhorar a educação bilíngue de surdos. Precisamos valorizar a nossa língua, porque ela é muito preciosa para nós (...)", reafirmou a diretora Crisiane.
Além do encontro realizado nesta sexta-feira, outros quatro encontros já estão marcados. Durante os dias 18 a 21 de outubro, serão realizadas palestras, rodas de discussão e formação dos profissionais participantes do evento, que atuarão como multiplicadores. Para acompanhar os encontros dos demais dias do Seminário, os interessados deverão efetuar sua inscrição. Acesse.
Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Semesp - 15.10.2021