11/05/2023

MEC e King’s College retomam cooperação

Programa Cátedra Rio Branco está reinaugurado e prevê a cooperação entre Brasil e Reino Unido nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais ou Ciências Sociais

O Ministério da Educação (MEC) e o King’s College London vão abrir chamada pública para o Programa Cátedra Rio Branco, que concede bolsas de estudo a professores e pesquisadores brasileiros. O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 10 de maio, em Londres, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Na ocasião, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da internacionalização da educação. “Um dos focos de nossa missão na Inglaterra é promover programas de intercâmbio para acadêmicos e estudantes dos dois países”, afirmou em agenda no King’s College London. 

Camilo Santana; a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participaram de reunião com a diretoria do Instituto Kings Brasil: Escola de Assuntos Globais, representada pelos professores Andreza de Sousa Santos e Vinícius Carvalho; e tiveram um encontro e com a comunidade acadêmica brasileira no Reino Unido.  

“Nós vamos nos esforçar para fortalecer as relações acadêmicas entre os dois países, para que a gente possa contribuir para um Brasil mais justo, mais solidário e humano’, ressaltou o Ministro Camilo Santana na reunião. 

Cátedra – o Programa Cátedra Rio Branco – King’s College London tem como objetivo estimular pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas a desenvolver estudos acadêmicos a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira.  

A iniciativa concede bolsas a notáveis pesquisadores e professores sênior do Brasil, especialistas nas seguintes áreas de conhecimento prioritárias: Relações Internacionais, Ciência Política ou outras Ciências Sociais com foco em Política Externa Brasileira. 

Entre os objetivos do programa estão o aprofundamento da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, e a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da instituição anfitriã.  

Além disso, o programa também busca aumentar o conhecimento na Instituição Anfitriã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil. 

Agenda outro compromisso da comitiva brasileira foi uma reunião bilateral com o Vice-Ministro para Universidades do Ministério da Educação do Reino Unido, Robert Halfon. O MEC também participou do “Americas Education Policy Dialogue”, evento sobre a educação na América Latina, organizado pelo Canning House e British Council, no Central Hall Westminster. A presidente da Capes, Mercedes Bustamante, participou de um painel sobre a inclusão de mulheres pesquisadoras em carreiras de Ciências, Tecnologias e Matemáticas. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional e da Capes - 10.05.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×