MEC entrega Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental
Na sexta-feira (15), o Dia do Professor foi comemorado no Ministério da Educação com a entrega do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004 aos 20 professores que desenvolveram projetos inovadores e foram selecionados em todo o País.
O ministro da Educação Tarso Genro, disse que este prêmio está relacionado com as quatro prioridades do MEC: alfabetização e inclusão, reforma da educação superior, reforço ao ensino técnico e criação do Fundo de Financiamento da Educação Básica (Fundeb). "O professor está no centro de todo esse processo", enfatizou.
De acordo com Tarso Genro, o Fundeb vai melhorar a remuneração dos servidores da educação, as condições de ensino e deslocar mais recursos para a preparação desses profissionais. Ele informou que espera enviar a proposta final de criação do Fundeb à Casa Civil até o fim deste mês, para que até o final de novembro ela seja entregue ao Congresso Nacional.
A entrega da nona edição do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental foi feita pelo secretário executivo do MEC, Fernando Haddad, pelo secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas, e pelo vice-presidente da Fundação Bunge, Carlo Lovatelli.
Cada professor recebeu R$ 5 mil, um troféu e uma viagem a Brasília. Os 20 selecionados concorreram com 1.168 trabalhos, originados de todos os estados do Brasil.
Para que as experiências premiadas não sejam esquecidas, Francisco das Chagas disse que o MEC vai publicar um livro com a síntese dos trabalhos. "Vamos divulgar iniciativas que inserem questões do cotidiano dentro da sala de aula, como direitos humanos, cidadania, saúde e meio ambiente", informou. (MEC)