16/05/2023

MEC exporta modelo dos institutos federais para Moçambique

Comitiva do Ministério da Educação realizou visita técnica ao país africano para auxiliar na implantação do Instituto Federal Agrícola.

Em agenda institucional, o Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizou visita técnica, entre 4 a 14 de maio, para auxiliar na implantação de um Instituto Federal na região de Nampula, em Moçambique. O projeto binacional ‘Caminhos do Algodão: Centro de Inovação do Algodão de Moçambique (CIAM)’ está sendo viabilizado por meio do Programa de Cooperação Técnica entre os países e visa exportar o modelo das escolas-fazenda da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a fim de introduzir metodologias do ensino agrícola para atender às necessidades do país africano. 

A iniciativa é uma ação do Programa das Nações Unidas e visa reorganizar a cadeia produtiva do algodão, aumentar a renda da população rural e qualificar a mão de obra, além de qualificar os gestores e produtores. A comitiva contou com a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec e coordenador do projeto, Marcelo Bregagnoli, além de representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).  

Os especialistas brasileiros estão compartilhando apoio técnico na implantação da nova unidade, pelo governo moçambicano, para auxiliar na área de produção de sementes de algodão e no fortalecimento da governança e da governabilidade. “A troca de experiência tem sido realizada baseada na expertise utilizada na instalação dos Institutos Federais. Estamos auxiliando para que a unidade moçambicana tenha laboratórios, estrutura para técnicas do manejo e de cultura, façam o controle de pragas e a produção têxtil do algodão”, ressaltou Bregagnoli. 

O modelo dos institutos federais, que é unificado em três pilares principais: ensino, pesquisa e extensão; agrega ao Instituto da região de Nampula capacidades técnicas que subsidiarão as estratégias e as políticas de desenvolvimento do setor algodoeiro no país. 

Institutos Federais – reconhecidos pela qualidade do ensino ofertado, pela diversificação dos cursos e por sua atuação junto à população e aos arranjos produtivos locais, os institutos federais atuam no sentido de potencializar o que cada região oferece de melhor em termos de trabalho, cultura e esporte. Os institutos foram criados em 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representando um marco na ampliação e na interiorização da educação profissional e tecnológica no país. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec - 15.05.2023

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