MEC forma 95 mil professores para atender alunos especiais
A formação de professores para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais é uma questão central para o desenvolvimento da educação inclusiva. Entre 2003 e 2004, o Ministério da Educação formou 55 mil professores da rede pública para esse fim, com investimento de R$ 14 milhões. Este ano, mais de R$ 8 milhões estão sendo investidos na formação de outros 40 mil educadores. Serão 95 mil docentes formados em três anos, em todo o país, com recursos exclusivos da União.
“Nossa preocupação é garantir o direito e o acesso de todos os alunos à educação regular, além de formar os profissionais para atender da melhor forma todos os alunos”, afirma a secretária de educação especial do MEC, Cláudia Dutra.
Um exemplo é o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Criado em 2003, o programa repassa recursos aos estados e municípios, os quais, com o apoio financeiro e pedagógico do MEC, formam professores para o atendimento a alunos com necessidades especiais. Os profissionais indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação recebem a formação e, posteriormente, levam os conhecimentos adquiridos aos municípios-pólo e às cidades vizinhas. Cria-se, assim, uma rede de formação continuada.