29/03/2021

MEC fortalece ações de empreendedorismo para a Rede Federal

Serão selecionadas até 42 propostas de empreendedorismo que deverão ser submetidas até o dia 25 de abril de 2021

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica voltado para micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, lançou o edital nº 5/2020, para adesão ao programa IF Mais Empreendedor Nacional. Para participar, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deverão apresentar propostas, até o dia 25 de abril de 2021. Serão selecionadas até 42 propostas institucionais, contendo até 7 projetos cada, totalizando até 294 projetos, com investimento total de R$ 6.4 milhões.

A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e foi lançada essa semana em evento virtual, transmitido pelo canal do YouYube da instituição. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, explica que o engajamento das instituições da Rede Federal fortalece e possibilita o papel desempenhado pela secretaria de articular e induzir as políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). “Esse é um projeto que ganha uma relevância maior ainda no contexto de superação das adversidades econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Ações de empreendedorismo são essenciais que ocorram na rede federal. Essa cultura do empreendedorismo deve transbordar para os nossos mais de 1 milhão de alunos matriculados”, relatou.

Ao todo, a Setec está investindo mais de R$ 6 milhões para apoiar esses projetos de empreendedorismo, com um impacto positivo para os mais de 2.100 participantes, dentre estudantes e coordenadores. “Projetos como o IF Mais Empreendedor trazem aos alunos da rede federal a oportunidade de terem ao longo do curso experiências práticas sobre o mercado de trabalho, além de fomentar nesses alunos o interesse pelo empreendedorismo”, ressaltou o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Sérgio Calderini.

O reitor do IFSuldeMinas, Marcelo Bregagnoli, analisou que o projeto IF Mais Empreendedor trará resultados positivos para os estudantes e para a sociedade, por meio da implementação de novos negócios ou melhoria dos negócios já existentes.

O edital está disponível no portal do MEC, clique aqui para acessá-lo. O resultado final da seleção está previsto para o dia 4 de maio. O prazo para a execução de cada projeto integrante da proposta institucional será de 6 meses.

Para acessar a gravação da transmissão do evento clique aqui

Assessoria de Comunicação Social  do MEC com informações da SETEC - 26.03.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×