04/06/2025

MEC inicia formação docente pelo programa Mais Professores

Ação envolve seis universidades federais na articulação da formação de três mil profissionais da rede pública. Aula magna do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ocorreu na UFPI, em Teresina.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras cinco universidades federais, deu início ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. A aula magna, realizada no dia 30 de maio, no auditório Afonso Sena da UFPI, em Teresina, marcou o lançamento nacional da iniciativa, que integra o Programa Mais Professores para o Brasil. O intuito é fortalecer a formação continuada de profissionais da educação infantil em 18 polos de apoio presenciais distribuídos por todas as regiões do Brasil. 

A UFPI coordena a oferta por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), em articulação com as Universidades Federais do Oeste do Pará (UFOPA), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de São Carlos (UFSCar), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Fronteira Sul (UFFS), além de outras universidades públicas parceiras. Juntas, essas instituições atuam na implementação do curso nos polos regionais de formação. 

Com duração de 16 meses, o curso é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) e da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (DPDI), em colaboração com a Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (Refei) — instância que reúne instituições públicas de ensino superior comprometidas com a formação de docentes da educação infantil em âmbito nacional. 

A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna, participou da aula inaugural e destacou que a iniciativa reafirma a prioridade do MEC em garantir formação especializada e de qualidade desde as etapas iniciais da educação básica. “A educação infantil precisa estar no centro da política pública de formação, com estratégias que valorizem as professoras e reconheçam a complexidade do trabalho docente com bebês e crianças pequenas”, afirmou. 

A aula magna também contou com a participação da professora Sônia Kramer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que fez uma conferência virtual com mediação da professora Rita Esther. O evento foi transmitido ao vivo para educadoras e educadores de todo o país.  

Rita Coelho, coordenadora-geral de Educação Infantil da SEB, na ocasião, ressaltou o papel da formação continuada para a qualificação das práticas pedagógicas: “Formar professoras da infância é uma ação estratégica do Estado, para garantir o direito das crianças a uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”, afirmou. 

Também estiveram presentes no evento todas as coordenadoras institucionais das universidades públicas federais que coordenam as regiões, distribuídas conforme a necessidade de atendimento: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste I, Sudeste II e Sul. 

PNE O curso de especialização busca contribuir para o cumprimento das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam, respectivamente, da formação específica e da valorização dos profissionais da educação básica. A proposta é que, ao longo da formação, os cursistas desenvolvam conhecimentos teóricos e metodológicos alinhados às diretrizes curriculares da educação infantil e às realidades locais de atuação. 

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.    

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  - 03.06.2025

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