03/12/2021

MEC lança plataforma de monitoramento para implementação da BNCC

Durante cerimônia também foi anunciada a ampliação da pesquisa de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC ao ensino médio.

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação lançou, na quinta-feira (2), às 10h, a Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a transmissão foram apresentados os resultados parciais da implementação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental e o cronograma das próximas ações do monitoramento, incluindo ampliação da pesquisa para o Ensino Médio. 

Aberta a todas as redes de ensino do país, a Plataforma otimiza a troca de experiência, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.    “Teremos agora um ambiente tecnológico integrado que, certamente, ajudará na sua implementação”, afirmou Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica da pasta. 

Desde janeiro deste ano, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico que será apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados, com objetivo de avaliar a intensidade e alcance do processo de mobilização em torno da implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Os dados levantados no diagnóstico, que serão disponibilizadas na Plataforma do Monitoramento, indicam que a BNCC já é uma realidade no país, incidindo diretamente na organização e no planejamento das atividades realizadas pelos profissionais das redes públicas. Os resultados preliminares evidenciam que os educadores reconhecem a BNCC como instrumento para organização de sua prática docente e como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos. 

O lançamento da Plataforma garantirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo território nacional, conferindo transparência e acessibilidade de informações à toda a sociedade e contribuindo para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial da meta 7, que trata da qualidade da educação. 

Confira os resultados completos do relatório da 1ª etapa da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 02.12.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×