22/09/2021

MEC lançou o Programa Educação e Família nesta terça-feira (21)

O Programa visa potencializar e qualificar a participação ativa da família na vida escolar e no projeto de vida do estudante.

O Governo Federal lançou, por meio do Ministério da Educação (MEC), o Programa Educação e Família na tarde desta terça-feira (21). O Programa foi instituído com o objetivo de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar e na construção do projeto de vida do estudante.

Compuseram a mesa de lançamento o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; o secretário de educação básica do MEC, Mauro Rabelo; e a secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

Milton Ribeiro ressaltou, durante sua fala no evento, sua satisfação em participar de mais uma importante entrega do MEC à população brasileira. “Quero parabenizar essa iniciativa da SEB que futuramente poderá, inclusive, orientar e dar diretrizes de eventos que podem ser realizados em família. Fica, aqui, a minha gratidão pela criação desse programa que envolve a família e a escola”, disse o ministro.

O secretário de educação básica afirmou, nesse sentido, que o Programa foi lançado com vistas a conectar a escola e a família em prol do sucesso dos estudantes brasileiros. “O Programa Educação e Família surgiu no contexto do retorno presencial às aulas para incentivar as escolas a potencializar, fortalecer, maximizar a relação família e escola, desenvolvendo estratégias que possibilitem a participação ativa da família no desenvolvimento integral de seus filhos”, ressaltou Mauro.

O Programa foi estabelecido seguindo três eixos norteadores: a promoção da educação como direito social básico; a oferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; e o protagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.

A expectativa é de que 5.755 escolas públicas de educação básica sejam contempladas, ainda em 2021, com um recurso total de R$ 16,1 milhões, por meio do PDDE Educação e Família, para implementar Planos de Ação que visam ao fortalecimento da participação da família na vida escolar do estudante e no seu projeto de vida.

A íntegra do evento de lançamento do Programa pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=pQmXj9lk7tI.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 21.09.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×